AMARANTE

Notícias de Amarante

Médico de Amarante e técnica falam sobre atendimento a paciente que morreu no chão da UPA no Promorar

Avatar

Publicado em

Notícias de Amarante

Após ampla repercussão sobre um idoso que morreu após ser atendido no chão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, em Teresina, na última quarta-feira (17), o médico de plantão, Josias Pereira de Sousa – que é natural de Amarante, e a técnica em Enfermagem, Polyena Oliveira, falaram sobre os esforços da equipe em reanimar o paciente.

A pessoa era um idoso, que não teve o nome informado. Ele chegou à UPA após sofrer uma parada cardíaca provocada por problemas respiratórios e morreu após dar entrada na unidade.

“Como não tínhamos conhecimento do tempo da parada cardiorrespiratória, nós tivemos que iniciar os procedimentos de reanimação durante seis ciclos, e ainda fizemos outras tentativas, tudo isso no chão porque os leitos estavam ocupados, inclusive os extras. O diretor da UPA saiu em busca de uma maca, mas quando ele chegou, a gente já estava no meio de uma tentativa de reanimação, que não podíamos mais parar, pois íamos perder, no mínimo, 1 minuto de reanimação cardiopulmonar”, explicou o médico ao Somos Noticia.

Leia Também:  Pega de Boi na localidade Conceição reúne grande público; vídeo e fotos

O amarantino, que atua em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da capital e com atendimentos também no Maranhão, explicou ainda que não houve êxito nas tentativas. “O paciente não teve Retorno de Circulação Espontânea e logo eu identifiquei que ele estava com a pupila aberta e sem reação. No sexto ciclo, vi que não havia mais condição de reanimá-lo e o paciente não teria mais retorno porque vi que já estava em óbito.”

Após o ocorrido, foram feitos registros fotográficos do paciente, que se espalharam em sites e redes sociais. O caso teve repercussão nacional enfatizando que o paciente morreu após ser atendido no chão por falta de maca. O Fantástico, da Rede Globo, também noticiou o caso.

A técnica em Enfermagem, Polyena Silveira, gravou um vídeo um dia depois do ocorrido relatando a dificuldade dos profissionais com o aumento da demanda no período da pandemia.

“Não tínhamos leito, monitor e nem ventilador, mas o que podíamos fazer foi feito. A gente está com essa falta de equipamento porque a demanda está muito alta. Fizemos (no paciente) mais seis ciclos de reanimação cardiopulmonar e não conseguimos trazê-lo de volta. A gente está numa situação traumática em que estamos trabalhando assustados”, disse ela.

Leia Também:  Saúde de Amarante realiza o Dia D de Vacinação contra o Sarampo

Polyena explica que não houve negligência após a entrada do paciente. “Toda a equipe foi ao chão na tentativa de trazer o paciente de volta. O médico foi ao chão e entubou o paciente. Foram mais de 20 minutos incansáveis para trazer esse senhor de volta”

A causa da morte não foi ainda descoberta. Segundo os profissionais da UPA não foi possível saber quanto tempo o paciente estava em parada. O paciente foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito.

Confira o video enviado ao Somos Notícia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Notícias de Amarante

Vocalista da extinta banda Os Geniais de Amarante precisa de ajuda; filha faz campanha na internet

Avatar

Publicados

em

A vocalista Maria da Cruz Matos – popular Cruzinha, da extinta banda Os Geniais de Amarante, está precisando de ajuda. O escritor Bebeto Soares, empresário da banda, disse ao Somos Notícia que ela apresenta limitações corporais causadas por problemas de saúde.

“Um grande talento, que sempre teve amor pela música, hoje necessita da ajuda das pessoas que a conhecem e sabem o que ela sempre representou para o Piauí e para o Nordeste do Brasil”, lamentou o ex-empresário.

Uma campanha criada pela filha, Patrícia Rejane Matos Alencar, foi iniciada em redes sociais. O objetivo, segundo Bebeto Soares, é conseguir a colaboração necessária à ex-vocalista. “Ela precisa, com urgẽncia, de ajuda financeira para o seu sustento alimentar e medicamentos”, diz o texto da campanha, produzido pela filha, Patrícia Rejane Matos Alencar.

As doações podem ser feitas por meio de depósito de qualquer valor na seguinte conta: Caixa Econômica Federal – Agencia: 2442, Operação 001, Conta 00028674-2 (Conta Corrente).

CHAVE PIX 1 (ALEATÓRIA): 18f19a16-1e87-45ef-b6ea-f72e7d6ca08b

CHAVE PIX 2 (CPF): 05991814350

Leia Também:  Cento e cinquenta adolescentes assistem ao 1º dia de aula do Mirim Cidadão, em Amarante; fotos!

COMENTE ABAIXO:

Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA