AMARANTE

Mandados cumpridos

Operação Finita Servus investiga trabalho escravo no Maranhão e cumpre mandados

Publicado em

MARANHÃO

O tráfico de pessoas em situação análoga à escravidão virou alvo de uma operação da Polícia Federal no Maranhão. Pelo menos cinco mandados de busca e apreensão já foram cumpridos na operação, que foi batizada de “Finita Servus”, sendo dois em Santa Inês, um no Centro Novo do Maranhão, além de dois em São Joaquim-SC.

A Polícia Federal informou que trabalhadores são aliciados, por meio de fraude e abuso da condição de vulnerabilidade das vítimas, que recebem promessas de trabalho, alojamento e também alimentação e são levados para o estado de Santa Catarina, tudo pago pela empresa contratante.

As vítimas somente descobrem que foram enganadas quando chegam no destino, onde passam a morar em alojamentos sem condições mínimas de viver com dignidade, além de terem parte do salário e documentos retidos pelos empregadores com a justificativa de pagamento pelas despesas do período.

Os investigados podem responder por crimes de reduzir alguém à condição análoga à de escravo e de tráfico de pessoas. As penas somadas podem alcançar 16 anos de reclusão e multa.

Leia Também:  Homem é espancado depois de agredir mulher grávida no Maranhão

Segundo a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), 20% dos trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão no país são naturais do Maranhão.

Operação Finita Servus

A operação foi denominada Finita Servus, termo oriundo do Latim utilizado no Império Romano indicando o fim da escravidão.

 

Com informações do G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MARANHÃO

Sargento da Polícia Militar do Piauí é assassinado a tiros em suposta tentativa de assalto em Timon

Publicados

em

Na tarde deste sábado (19), o policial militar do Piauí, sargento José Carlos Vieira da Silva, foi morto a tiros na avenida Parnarama, em Timon.

As suspeitas apontam que o militar tenha sido assassinado em uma tentativa de assalto.

No momento do ocorrido, o policial estava com uma pessoa em uma moto. Ele foi abordado por criminosos que saíram de uma mata nas proximidades da avenida, e anunciaram o assalto.

Testemunhas, segundo o G1/PI, relataram que o policial não reagiu e mesmo assim foi baleado e morto. Os pertences dele não foram levados.

As causas reais da morte do militar serão investigadas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Policia Federal apreende mais de 15 quilos de maconha prensada no Piauí
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA