O que vem a seguir para a missão de busca secundária do Titanic?

O que vem a seguir para a missão de busca secundária do Titanic?

Internacional

Uma implosão catastrófica é culpada pela morte de todas as cinco pessoas a bordo de um submersível de alto mar que viajava para os destroços do Titanic no fundo do Oceano Atlântico.

Aqui está o que você precisa saber sobre a implosão do submersível Titan.

O que é uma implosão catastrófica?

Uma implosão, o oposto de uma explosão, é quando um objeto colapsa sobre si mesmo em milissegundos.

Uma implosão catastrófica, como a que se acredita ter destruído o submersível Titã, teria acontecido com força e velocidade incríveis, dada a pressão esmagadora da água no fundo do oceano.

Os restos do Titanic repousam no fundo do mar no Atlântico Norte a uma profundidade de cerca de 4.000 metros (13.000 pés).

Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de 14,7 libras por polegada quadrada (psi), ou 100 kilopascais. À medida que você se aprofunda debaixo d’água, essa pressão aumenta cada vez mais. A pressão da água no local do naufrágio do Titanic é de aproximadamente 6.000 psi (mais de 41.000 kilopascais).

Sob essa quantidade de pressão, mesmo a menor falha estrutural pode resultar em consequências fatais. A morte seria virtualmente instantânea para os ocupantes da câmara pressurizada.

O que aconteceu no submersível Titan?

A embarcação submergiu na manhã de domingo e sua embarcação de apoio perdeu contato com ela cerca de uma hora e 45 minutos depois, disse a guarda costeira dos EUA.

O navio estava atrasado cerca de 700 km (435 milhas) ao sul de St John’s, Newfoundland, de acordo com o Centro de Coordenação de Resgate Conjunto do Canadá em Halifax, Nova Escócia.

Seu desaparecimento levou a uma busca multinacional de cinco dias.

Não está claro exatamente quando e onde ocorreu a implosão. Mas um alto oficial militar dos EUA disse na quinta-feira que um sistema acústico da Marinha dos EUA detectou uma “anomalia” no domingo que provavelmente foi a implosão fatal do Titã.

Aqui está uma linha do tempo dos principais eventos.

O que causou a implosão?

Isso também ainda não está claro.

Roderick Smith, professor de engenharia do Imperial College London, disse que a implosão provavelmente se deveu a uma “falha do casco de pressão”, mas os detritos precisarão ser recuperados para uma investigação completa.

E mesmo assim, pode não ser fácil identificar a causa.

“A violência da implosão significa que pode ser muito difícil determinar a sequência dos eventos”, disse Smith.

INTERATIVO Qual a profundidade do Titanic-1687430801

Quem morreu no submersível turístico?

As cinco pessoas a bordo eram o piloto Stockton Rush, CEO da OceanGate, empresa que liderava a expedição; o aventureiro britânico Hamish Harding; Shahzada e Suleman Dawood, pai e filho de uma importante família paquistanesa; e o explorador submarino francês e especialista em Titanic Paul-Henri Nargeolet.

Depois que os destroços do submersível foram encontrados, homenagens foram feitas para as vítimas.

Esta combinação de fotos mostra a partir da esquerda, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henri Nargeolet, Stockton Rush e Hamish Harding
Esta combinação de fotos mostra, a partir da esquerda, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henri Nargeolet, Stockton Rush e Hamish Harding [File: AP Photo]

A Casa Branca ofereceu suas condolências.

“Nossos corações estão com as famílias e entes queridos daqueles que perderam suas vidas no Titã”, afirmou em um comunicado. “Eles passaram por uma provação angustiante nos últimos dias e os mantemos em nossos pensamentos e orações.”

O Paquistão também ofereceu suas condolências à família Dawood e aos demais passageiros.

A família Harding descreveu o explorador bilionário como “único”.

“Nós o adorávamos. Ele era um explorador apaixonado – qualquer que fosse o terreno – que vivia sua vida para sua família, seus negócios e para a próxima aventura. O que ele conquistou em sua vida foi verdadeiramente notável e se podemos tirar algum consolo desta tragédia, é que o perdemos fazendo o que ele amava”, disse um comunicado.

John Paschall, enteado de Nargeolet, disse à rede de televisão americana CBS que foi uma inspiração.

“A ciência é agora a minha disciplina favorita e foi uma daquelas coisas em que ele nunca forçou qualquer ajuda. Eu fui e perguntei, e ele simplesmente fez”, disse Paschall.

A OceanGate também prestou homenagem às vítimas, dizendo: “Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um espírito de aventura distinto e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo”.

O que vem a seguir para a missão de busca?

A guarda costeira dos EUA continuará procurando perto do Titanic por mais pistas sobre o que aconteceu com o Titan.

Autoridades disseram que não há prazo para cancelar a busca internacional. O contra-almirante John Mauger, do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, disse que a possibilidade de encontrar ou recuperar restos mortais é desconhecida.

Até agora, eles localizaram cinco pedaços de destroços. Isso inclui parte da câmara de pressão, o cone do nariz do Titan, o sino frontal e o sino traseiro.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa