O primeiro hospital do Brasil: Santa Casa de Santos

O primeiro hospital do Brasil: Santa Casa de Santos

Geral

A chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe à tona uma atenção especial com os hospitais brasileiros. Em meio às dificuldades causadas pela covid-19, nunca houve tanta necessidade em conhecer a estrutura e a história dos centros de saúde no país. No Brasil, o hospital mais antigo que se tem notícia é a Santa Casa de Santos, construída em 1543. 

O hospital na baixada santista faz parte de uma lista de instituições tradicionais quando o assunto é saúde. Está ao lado, por exemplo, Real Hospital Português, fundado em Pernambuco em 1855 e que é o maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste do Brasil, com cerca de cinco mil funcionários trabalhando atualmente.

Para entender a história do hospital paulista, é preciso antes saber como está organizada a irmandade que cujo centro de saúde está vinculado. A Santa Casa de Misericórdia é uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos, além de dar assistência a “expostos” – recém nascidos abandonados na instituição. 

Segundo estudos portugueses, sua orientação de atuação está baseada no Compromisso da Misericórdia de Lisboa, que é formado por 14 obras de misericórdia, sendo sete delas espirituais, como dar bons conselhos, ser simples, consolar os tristes, perdoar as ofensas, entre outros ensinamentos.

Após a construção do hospital em Santos, outros surgiram pelo Brasil, em locais como  Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Olinda, sendo a primeira instituição

A história do hospital santista começa em 192, pelas mãos de Braz Cubas, um fidalgo português que também era a liderança do povoado de São Vicente, que mais tarde se tornaria a Vila de Santos. O hospital foi inaugurado em 1943, por D.João. Ao longo dos anos, o local foi recebendo outros prédios e ganhando mais importância para o Império, a ponto de receber o alvará real de privilégios em 2 de abril de 1551. 

Cem anos depois de seu lançamento, um segundo prédio foi construído na Santa, desta vez no Campo de Misericórdia, que atualmente é a Praça Visconde de Mauá. Em 1836, mais um prédio, no que hoje é o Monte Serrat, inaugurado pelo Dr. Cláudio Luiz da Costa. A estrutura foi parcialmente destruída por um deslizamento de terra em 1928. 

Em 1945, o presidente Getúlio Vargas inaugurou o último prédio que compõem a Santa Casa de Santos e que está de pé até hoje. A estrutura comporta 1400 leitos. 

As primeiras Santas Casas do Brasil

1543 – Santa Casa da Misericórdia de Santos (SP)
1549 – Santa Casa de Misericórdia de Salvador (BA)
1582 – Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (RJ)
1551 – Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ES)
1599 – Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SP)
1602 – Santa Casa de Misericórdia de João Pessoa (PB)
1619 – Santa Casa de Misericórdia de Belém (PA)
1657 – Santa Casa de Misericórdia de São Luís (MA)
1792 – Santa Casa de Misericórdia de Campos (RJ)

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa