Acreditar, doar e gerar oportunidades: MPPI relança campanha para destinação do IR aos Fundos da Infância e Adolescência

Piauí


A Constituição Cidadã de 1988 estabelece que a criança, o adolescente e o jovem devem receber absoluta prioridade, por parte das famílias, da sociedade e do Estado, pela asseguração de seus direitos humanos e sociais: vida, saúde, alimentação, educação, dignidade, respeito e liberdade, entre outros. A Carta Maior tenciona ainda manter nossas crianças, adolescentes e jovens a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Por isso, os programas e projetos implementados em prol da infância e da adolescência são igualmente prioritários, demandando a atuação coordenada de diversas instituições, órgãos e agentes sociais. O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), como integrante dessa rede de proteção, relança, hoje (07), a campanha “Acreditar, doar e gerar oportunidades”, com o objetivo de reforçar o incentivo para que os contribuintes destinem parte do imposto sobre a renda (IR) aos fundos para infância e a adolescência (FIAs).

Os FIAs, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são conjuntos de recursos cujo objetivo é o financiamento de ações, programas e projetos destinados à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Esses recursos são aplicados exclusivamente nessa área, com o monitoramento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.

O repasse de verbas aos FIAs é essencial para a concretização de iniciativas com grande potencial de transformação das vidas de crianças, adolescentes e jovens. Uma das formas de captação é a destinação de parcelas do IR, por meio da declaração de ajuste anual. As pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido; já as pessoas jurídicas, até 1%. A destinação dos recursos para o FIA não interfere em outras deduções e não gera custos para o doador. O prazo para a entrega da declaração relativa ao ano de 2022 teve início nesta segunda-feira(7) e vai até as 23h59 do dia 29 de abril de 2022.

A campanha “Acreditar, doar e gerar oportunidades” é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ), órgão auxiliar do MPPI. Durante a execução desse projeto, a instituição já viabilizou a implementação de 75 fundos, sendo um estadual e 74 municipais.

As doações podem ser feitas no aplicativo disponibilizado pela Receita Federal. Consulte seu contador em caso de dúvida. Confira nosso tutorial em vídeo!

Compartilhe este post
Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa