Número de queimadas próximas a redes elétricas aumenta em 83% no Piauí

Piauí

Em um novo levantamento realizado pela Equatorial Piauí, foi registrado um aumento de 83% no número de queimadas próximas a redes elétricas no estado. O mês de agosto de 2023, de acordo com a empresa, teve 11 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia, em comparação com as 6 ocorrências registradas em julho. Mais de 5 mil clientes já ficaram sem energia devido a essa prática em todo o estado.

Teresina é a cidade com o maior número de queimadas próximas de redes elétricas, registrando 13 em 2023 e sendo responsável por 43% do total.

O número de clientes impactados pelas queimadas próximas a redes elétricas também aumentou, atingindo 5.495 clientes em todo o Piauí nos primeiros dois meses do segundo semestre, um aumento de mais de 200% em relação ao primeiro semestre deste ano.

O prejuízo também é percebido na estrutura da rede elétrica, onde diversos componentes podem ser danificados devido ao calor do fogo. Os postes e cabos prejudicados pelas queimadas só podem ser reparados após o controle das chamas por parte do corpo de bombeiros ou órgãos responsáveis, o que aumenta o tempo de restabelecimento da energia na área impactada pela ocorrência.

A prática de queimadas é considerada crime conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605), que estabelece pena de reclusão e multa.

Leia também no Somos Notícia:

Orientação da Equatorial

Em casos de incêndios próximos à rede elétrica, a Equatorial Piauí orienta que as pessoas não se aproximem do local e acionem, de forma imediata, o Corpo de Bombeiros, através do número 193. A distribuidora deve ser acionada para tomar as medidas operacionais necessárias, por meio da Central de Atendimento no número 0800 086 0800.

A prática de queimadas próximas da rede elétrica é um problema grave que afeta não apenas o fornecimento de energia, mas também a segurança das pessoas e o meio ambiente. A Equatorial assegura que “é importante que a população esteja ciente dos riscos e das consequências dessa prática ilegal e que denuncie casos de queimadas próximas à rede elétrica”. A Equatorial Piauí reforça a importância de seguir as orientações de segurança e de acionar os órgãos responsáveis em caso de ocorrências.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa