secretário ironilson lima nucleação de escolas de amarante

Secretário Ironilson explica processo de nucleação de escolas em Amarante

Amarante

O secretário de Educação de Amarante, Ironilson Lima, foi à Câmara de Vereadores na última sexta-feira (16) na ocasião da sessão ordinária para apresentar as medidas executadas pela administração municipal acerca da evolução do processo educacional conhecido como ‘nucleação escolar’ em unidades de Ensino de Amarante.
Ironilson falou das dificuldades em torno do tema e apontou medidas que a gestão intitula de ‘emergentes’. “Caso contrário, nunca teremos um avanço na Educação pública para que possamos ter alunos preparados”, disse ele na tribuna.
Dentre os avanços apontados por Ironilson estão a construção de treze novas salas de aulas em unidades de ensino na zona rural, o fim das salas multisseriadas, professores com conteúdos direcionados a alunos do mesmo ano escolar em uma só turma, a presença de um monitor para acompanhar os alunos durante o trajeto dos ônibus e, como resultado final, a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Constatamos em Amarante que um dos principais problemas seriam as salas multisseriadas do 1º ao 5º ano, de onde nasceu a ideia da nucleação das escolas do município. Nas unidades de ensino onde há salas multisseriadas, o grande problema é que o professor tem que se virar para ensinar alunos de diversas séries em uma só sala. Ou seja, o aluno não consegue aprender ao ponto de competir no Enem com alunos de escolas privadas”, acrescentou Ironilson.
Dentre as dificuldades da atual gestão, reconhecidas pelo vereador Rudifran Ferreira, estão a nucleação de escolas com alunos do Ensino Infantil em algumas localidades, como também a de unidades em que alunos vão precisar atravessar o rio – a exemplo da comunidade Lagoa de Cima. Situações que o secretário assegura que “serão resolvidas sem prejuízos ou danos no processo de aprendizagem dos alunos, até porque as dificuldades serão sanadas aos poucos”.
De acordo com o vereador Rudifran Ferreira, a nucleação é necessária. “Eu sou a favor da nucleação, mas eu volto a dizer, que ela precisa ser planejada e que venha atender da forma necessária! Nós sabemos que o aumento de salas não atende a nucleação como deveria”, disse ele ao apontar outras dificuldades como transportes e comunidades que não foram informadas sobre a nucleação.
Na gestão passada, disse o secretário de Educação, “havia 43 escolas e foram nucleadas cinco delas, ficando 38. Dessas 38 a maioria dos alunos estava apenas em uma sala com um único professor e esse professor tinha que lecionar do 1º ao 5º ano. Ele tinha que ensinar séries diferentes com faixas etárias distintas e com conteúdos específicos de cada ano”.
O secretário encerrou sua participação na tribuna reforçando que Amarante tem o melhor material intelectual de educadores, ainda considerando que 2018 será um ano de desafios. O Ideb de Amarante que, segundo Ironilson Lima, é um dos piores do Piauí, é resultado de vários problemas no contexto educacional do município no passado, dentre eles as escolas com salas multisseriadas.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário