Seduc promove debate com alunos sobre violência sexual

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

Os estudantes da rede pública de ensino que assistem à programação de aulas remotas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Canal Educação, acompanharam, nesta segunda-feira (15), a segunda edição do Dia de Papear. A iniciativa faz parte do Projeto Estudar Pode Ser Leve, que tem como objetivo contribuir com a saúde física e mental de estudantes e seus familiares, professores, gestores e demais profissionais da Rede durante o período de isolamento social.

A palestra foi mediada pela psicóloga Carolina Martins e trouxe como tema “Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Também participaram a promotora da 45ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Teresina, Joselisse Nunes De Carvalho Costa, e a mestra em Psicologia, Hivana Raelcia Rosa da Fonseca.

A promotora Joselisse Costa elencou aos estudantes situações que indicam ação de violência sexual ou abuso psicológico e como eles devem agir em caso de denúncia. “Além do atendimento psicológico, são necessárias ações para garantir os direitos desses sujeitos para ter acesso aos canais e dispositivos para acionar em momento de denúncia, pois todos nos podemos enfrentar o abuso sexual”, pontuou.

Inseridas na programação das aulas remotas, a palestra se beneficiou da troca comum de mensagens entre os alunos e professores. A psicóloga Hivana da Fonseca, destacou que as ações devem contar com a participação de todos aqueles que fazem a comunidade escolar. “Precisamos tornar a nossa sociedade mais protetiva para nós e a próxima geração e, assim, criar um ambiente em que as pessoas possam crescer com liberdade e que elas possam experimentar desenvolver sua sexualidade sem opressão e sem violência”, disse.

As atividades do Projeto Estudar Pode Ser Leve serão divididas nos quadros: Dia de Papear!; Chega aí!; Se liga na ideia!; Conectando ideias!; e Desatando Nós na Educação, transmitidas pelo Canal Educação com atividades que podem dar suporte socioemocional para toda a rede.

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist