palestras tuberculose

No combate à tuberculose em Amarante, equipes de saúde realizam busca ativa para prevenir a doença

Amarante

Esta semana, de 21 a 25 de março, a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando moradores de Amarante por meio de palestras sobre o combate à Tuberculose. A programação está sendo desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com amplo debate sobre o tema.

Durante a mobilização, os participantes recebem folders informativos, além de terem disponibilizados testes rápidos para detecção do HIV.

As palestras sobre a tuberculose contemplam usuários das UBS’s com o objetivo de alertar e, de forma contínua, conscientizar a população sobre os sintomas da doença, além de promover o diagnóstico precoce por meio de sintomáticos respiratórios.

“Essa mobilização é uma forma de chamar a atenção da população acerca do combate à tuberculose, com a devida orientação sobre os sintomas, formas de transmissão e realização de exames na Labmed, em Amarante. Essa iniciativa serve também como alerta à gravidade da doença por meio de atividades educativas de sensibilização junto às equipes de Estratégia de Saúde da Família”, explicou Flávia Alexandre, da Coordenação das ações.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica no município, Fátima Noleto, durante a pandemia, algumas doenças transmissíveis deixaram de ter a devida atenção. “A tuberculose, a exemplo de outras doenças, foi deixada de lado durante a pandemia porque o foco passou a ser a Covid-19 em razão da sua gravidade, e com registro de muitos óbitos. Queremos que os profissionais de saúde mobilizem a população, por meio de busca ativa para que descubram os casos de tuberculose precocemente”, explicou.

A secretaria, de acordo com a coordenadora Fátima Noleto, vai oferecer a quem estiver com os sintomas respiratórios o teste diagnóstico, que é a baciloscopia de escarro para quem apresentar os sintomas. “Desta forma, vamos detectar os casos e fazer o tratamento gratuito, fazendo com que a doença deixe de ser transmitida. Com esta iniciativa, as chances de cura são de 100% e passam a quebrar a cadeia de transmissão da doença.”

Esta semana, o prefeito Diego Teixeira falou sobre a iniciativa da Secretaria de Saúde. “São palestras com entrega de folders informativos e a oferta de testes rápidos para a detecção do HIV. Esse é um alerta para conscientizar a população sobre os sintomas da doença e promover o diagnóstico precoce”, ratificou o gestor.

Colaboração: Flávia Alexandre

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa