EL PAÍS

Não, você não ficará milionário em um dia com o ChatGPT

Tecnologia

A premissa é demasiado suculenta para não continuar a procurar: “Como ganhar 100 euros por dia com o ChatGPT”. A ponta vem de um youtuber que tem seu canal cheio de vídeos sobre como “alcançar a liberdade financeira”. Nos últimos tempos, a inteligência artificial generativa (IA) foi adicionada aos conselhos para investir em criptomoedas, criar um negócio online sem gastar um único euro ou ganhar dinheiro sem sair do sofá de casa, a tecnologia na boca de todos. “Vou te mostrar quatro formas de aumentar exponencialmente nossa renda com o ChatGPT”, diz o youtuber, que acumula mais de meio milhão de seguidores em seu canal. O que se segue é uma série de estratégias aparentemente simples para ganhar dinheiro sem ter que trabalhar muito, já que é o programa de inteligência artificial que fará todo o trabalho para você.

As manchetes desses vídeos que se multiplicaram no YouTube e no TikTok nas últimas semanas são todas do mesmo estilo: como ganhar dinheiro com o ChatGPT começando com zero euros; como se tornar um milionário de acordo com o ChatGPT; ganhamos 27.000 euros em 10 dias graças ao ChatGPT ou listas de três, quatro, cinco ou mais formas de ganhar dinheiro com este programa de IA. Os mesmos criadores de conteúdo que ontem davam conselhos sobre como investir em bitcoin, hoje pularam na onda da inteligência artificial, a tecnologia que tem monopolizado a atenção da comunidade científica internacional pelas possibilidades aparentemente infinitas, e riscos, que implica sua avanço rápido. No entanto, quando se trata de dar conselhos de investimento, o ChatGPT conhece seus limites. A perguntas sobre como ou onde investir determinada quantia de dinheiro, o programa responde de forma genérica, aconselhando poupança ou títulos do governo (ou seja, investimentos seguros) ou alegando que não tem condições de realizar transações financeiras ou prestar assessoria em tempo real. Então, como é possível ganhar 100 euros por dia com o ChatGPT?

“Simplesmente não pode”, responde Juan Ignacio Crespo, um financista e analista econômico. O especialista, que tem mexido muito nessa ferramenta para testar seu potencial, explica que quanto mais precisas forem as perguntas, mais certeiras serão as respostas do ChatGPT: “Não pode recomendar um bom investimento na bolsa. Isso não quer dizer que se você der alguns critérios, ele pode te dar valores que de alguma forma podem servir para te guiar. Mas a ideia de que você pode ganhar dinheiro sem esforço é irreal, especialmente porque se alguém realmente tivesse encontrado uma maneira de ficar rico com o ChatGPT, não o compartilharia com todos.

Isso não significa que a inteligência artificial não possa ser uma ferramenta útil no dia a dia de alguns profissionais, inclusive pequenos empreendedores que acabaram de abrir um negócio. “Modelos linguísticos eficientes podem fornecer informações, orientação, bem como criar planos de negócios, pesquisas de mercado e estratégias de marketing”, reconhece Frank Schwarz, da empresa MainFirst. No entanto, o especialista acrescenta que “ter uma ideia brilhante por si só não garante um negócio próspero”, uma vez que a participação humana continua a ser um requisito fundamental para transformar possíveis ideias de negócio, surgidas do ChatGPT, por exemplo, em realidades tangíveis.

Os especialistas consultados concordam que os rendimentos destes influenciadores Eles não são derivados das estratégias que promovem, mas das visualizações que obtêm em seus vídeos de conselhos. Muitas vezes, chegam a redirecionar a audiência para sites e programas com modelos de pagamento, dos quais recebem uma pequena remuneração. “Quem tem redes bem cuidadas e começa a ganhar notoriedade poderá aproveitar algumas dessas dicas para tornar sua forma de trabalhar mais eficiente. Mas a realidade para o restante dos usuários é que muitas das propostas não os ajudarão a obter os benefícios prometidos”, explica um porta-voz do Banco Sabadell.

Autopublicar um livro em cinco minutos

Além do conselho de investimento não lucrativo, existe outro esquema que se repete na maioria dos vídeos virais sobre como ganhar dinheiro com inteligência artificial. Em vez de criar um negócio de raiz, os criadores destes conteúdos aconselham a utilização de plataformas freelancer e a deixar que o ChatGPT faça todo o trabalho por eles: traduzir um texto, dobrar um vídeo, escrever o guião de um anúncio ou criar uma newsletter paga. Tudo sem ter que contribuir com nada na primeira pessoa.

Uma das páginas mais mencionadas é a Studypool, onde os alunos pedem ajuda para fazer os trabalhos de casa. Nesse caso, a forma de ganhar dinheiro é se cadastrar como tutor e atender as solicitações dos alunos, ou colocar redações à venda. Em vez disso, deixe a inteligência artificial escrever as respostas e os documentos, apesar de a plataforma proibir expressamente o uso do ChatGPT.

Outra das formas mais mencionadas é colocar livros no Amazon KDP para venda, a plataforma digital da gigante tecnológica americana para autopublicação. Também neste caso, o youtubers pedem ao ChatGPT para escrever o livro do zero — uma tarefa muito mais complicada do que os seus vídeos levam a crer, pois o programa tem tendência para gerar textos muito curtos, mesmo quando é pedido expressamente um número de palavras ou capítulos —. Com a ajuda de outros programas de inteligência artificial, como Dall-E ou meio da jornada, serão geradas as imagens e a capa do livro. Depois disso, o autor só precisa esperar que alguém decida comparar e faturar.

Benjamín Martínez, um estudante de engenharia de negócios de 21 anos, espera há uma semana que o produto da venda de seu livro criado com o ChatGPT chegue à sua conta bancária. Depois de ver dezenas desses conteúdos no YouTube e no TikTok, ele resolveu colocar à prova algumas das estratégias mais populares e ver quanto conseguia ganhar nos primeiros sete dias. “Desde o primeiro momento me pareceu óbvio que é impossível ganhar dinheiro assim. E que o verdadeiro objetivo destas pessoas é obter visitas para os seus canais, é desta forma que têm de lucrar”, explica por telefone.

Sua surpresa, portanto, foi nula quando, após uma semana, verificou suas carteiras virtuais no Studypool e no Amazon KDP e descobriu que não havia recebido um único dólar. “Não só não vendi nada. Ninguém jamais havia encontrado meu livro ou meus ensaios. Essas páginas estão tão saturadas que é quase impossível alguém chegar até seus produtos”, acrescenta. Para fechar o círculo, seu experimento foi transformado em um vídeo. Desde sua publicação, há dois meses, ele volta uma vez por semana para verificar o status de sua conta para saber se o tempo deu certo para o finfluenciadores: ainda em zero.

você pode seguir O PAÍS Tecnologia em Facebook y Twitter ou cadastre-se aqui para receber nossos newsletter semanal.


Com informações do EL Pais / Tecnología

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa