Municípios do MA declaram situação de emergência devido às chuvas

Ao todo, 33 municípios do Maranhão enfrentam situação de emergência devido às chuvas intensas

Geral

O estado do Maranhão registra um agravamento da situação de emergência em 33 municípios devido às fortes chuvas que vêm atingindo a região. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), cerca de 399 famílias estão desabrigadas e outras 339 desalojadas após os temporais.

Chuvas no Maranhão

A série de tragédias causadas pelas chuvas no Maranhão resultou na morte de seis pessoas. Em Santa Luzia, um deslizamento de terra ceifou duas vidas. Em Açailândia, um veículo foi arrastado pela enxurrada, ocasionando a morte de três pessoas. Na cidade de Arame, uma mulher retornou para sua residência após um deslizamento e foi eletrocutada.

Para prestar auxílio às famílias afetadas e apoiar as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, as equipes da Defesa Civil Estadual foram mobilizadas para os locais de risco. O Corpo de Bombeiros e o Centro Tático Aéreo (CTA) estão realizando operações para fornecer atendimento e apoio à população.

Os municípios de Barra do Corda e Santo Antônio dos Lopes, no interior do estado, enfrentaram rompimentos de açudes que provocaram alagamentos em áreas locais. Outras cidades também contabilizaram danos significativos e continuam sob monitoramento constante da Defesa Civil Estadual.

Em resposta à crise, equipes do CBMMA, das prefeituras, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) uniram forças para prestar assistência às vítimas. Já foram distribuídas 450 cestas básicas, 700 garrafões de água e mil unidades adicionais estão a caminho. Além disso, 600 colchões serão entregues às famílias necessitadas.

A Sedes também informou que os restaurantes populares nos municípios atingidos irão ampliar a oferta de refeições por meio do modelo híbrido, distribuindo quentinhas para atender à crescente demanda das comunidades impactadas.

Relação dos municípios afetados

  1. Jenipapo dos Vieiras
  2. São Luís
  3. São José de Ribamar
  4. Paço do Lumiar
  5. Raposa
  6. São Benedito do Rio Preto
  7. Viana
  8. Joselandia
  9. Itaipava do Grajaú
  10. Conceição do Lago Açu
  11. Barra do Corda
  12. São Luís Gonzaga
  13. Arame
  14. Afonso Cunha
  15. Alto Alegre
  16. Barreirinhas
  17. Buriti
  18. Coroatá
  19. Esperantinópolis
  20. Governador Nunes Freire
  21. Graça Aranha
  22. Grajaú
  23. Lago da Pedra
  24. Pedreiras
  25. Pinheiros
  26. Poção de Pedra
  27. Santa Inês
  28. Santa Luzia
  29. Santo Antônio dos Lopes
  30. São João do Caru
  31. Trizidela
  32. Tuntum
  33. Zé Doca
Municípios do MA declaram situação de emergência devido às chuvas
Municípios do MA declaram situação de emergência devido às chuvas

Com informações do g1

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário