dívida do str amarante procurador

MPT confirma: STR de Amarante finaliza dívida herdada no valor de R$ 150 mil

Amarante

Durante a assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Amarante, realizada na última sexta-feira (29), o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) – Edinaldo Rodrigo Brito da Silva, confirmou ao público presente que a entrega de sementes aos agricultores representou o pagamento da última parcela da multa herdada pela atual diretoria no valor de R$ 150 mil, que havia sido deixada pela gestão anterior.

Na época, em 2015, confirmadas as denúncias, o Ministério Público chamou de “fartas e graciosas” as quitações ilegais feitas pela atual diretoria.

Durante a assembleia desta sexta-feira, o procurador falou também sobre a necessidade da união entre os trabalhadores, o que “fortalece a categoria na busca pela melhoria de vida e de trabalho”.

Acerca do pagamento da multa herdada, que foi resultado das denúncias, ele garantiu que a entrega das sementes representa a finalização de um acordo firmado ainda no início da gestão entre a entidade e o MPT.

O Sindicato entregou mais de 3 mil kg de sementes na última sexta-feira, entre milho e feijão. Segundo a diretoria, aproximadamete 1 mil trabalhadores estiveram na assembleia.

Procurador Edinaldo Brito:

“Então, por conta das denúncias, instauramos investigações e constatamos que havia irregularidades e que resultaram na aplicação de multas. Foram 150 mil reais de multa na época. Nós entramos em acordo com a gestão sindical, que solicitou que essa multa fosse convertida em benefício da categoria. Chegamos a um acordo de que ela seria paga em doação de bens aos trabalhadores. Primeiro foram os kits de irrigação e depois as sementes. Estamos hoje no processo de pagamento de multa. Nós convertemos essa multa em proveito de vocês mesmos, pois essas multas iriam sair das contribuições de vocês para os cofres da justiça. Hoje temos o pagamento da última parcela da multa cobrada pelo MPT.”

Outro compromisso firmado entre a diretoria e o MPT é que todos os trabalhadores teriam suas sementes, acaso os 3 mil kg distribuídos na assembleia não fossem o suficiente. O objetivo, segundo a entidade, é que nenhum agricultor fique sem sementes.

“A união é muito importante para o desenvolvimento de vocês e da cidade. Eu agradeço à Presidência do STR pelo convite. Eu fiz questão de presenciar esse calor humano, no recebimento dessas sementes. Pois representam que uma multa aplicada tem como ser revertida em favor da sociedade”, finalizou o promotor.

Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário