MPPI realiza audiência extrajudicial para discutir a suspensão de transplantes no HGV

Piauí


O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 12ª Promotoria de Justiça, realizou na manhã desta última terça-feira, 15/03, uma audiência extrajudicial para tratar da suspensão das cirurgias de transplantes no HGV. O momento foi conduzido pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes e ocorreu na sede leste do MPPI.

Participaram da reunião o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes; a diretora da Atenção Especializada (DAE) da FMS, Clara Leal; o diretor-geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa, e a coordenadora da Central de Transplantes, Maria de Lourdes; além de representantes da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Piauienses (FEPISERH) e da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (APREPI).

A audiência teve como objetivo buscar soluções para os problemas enfrentados no atendimento à demanda de transplantes de órgãos no estado do Piaui. A responsável técnica de transplante renal do HGV, Celina Castelo Branco, informou que houve uma queda no transplante inter vivos, principalmente, por conta da suspensão das cirurgias eletivas durante a pandemia e o desabastecimento de imunossupressores na farmácia de medicamentos excepcionais, conhecida como “Farmácia do Povo”.

(Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes)

O membro do MP cobrou uma maior efetividade na organização dos serviços prestados pelo sistema de saúde pública da capital e um alinhamento entre os órgãos que compõem essa rede, a fim de garantir o pleno acesso aos serviços de transplante.

O diretor-geral do HGV disse que as dificuldades ocorridas por conta da pandemia influenciaram na continuidade plena dos transplantes, mas avalia que um alinhamento entre os responsáveis pelo atendimento à saúde garantirá o funcionamento adequado dos serviços.

Na oportunidade, ainda foi discutida a necessidade de implantação de uma comissão intra hospitalar de captação de órgãos no HUT, já que mais de 70% dos órgãos são oriundos deste hospital de referência em traumas. Essa ação tornará o processo mais rápido e com uma taxa de efusão menor.

Será marcada uma nova reunião com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), no início de abril, para dialogar sobre melhorias e alinhamento do sistema de saúde pública da capital, especialmente para a implantação do serviço de Plasmaferese.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa