MPPI promove capacitação sobre o atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua em Teresina

Piauí

A 45ª Promotoria de Justiça de Teresina, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas – Semcaspi, realizou nesta quinta-feira, 16, uma capacitação para integrantes da Rede de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua de Teresina. O evento contou com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Ceaf/MPPI. A formação aconteceu no auditório do edifício sede do Ministério Público, na zona Leste da capital.

A capacitação foi promovida com o objetivo de preparar os atores envolvidos no atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, considerando o conjunto de políticas sociais e sua execução por serviços governamentais e não governamentais. Durante as palestras ministradas, foram compartilhadas experiências, vivências e conhecimentos a respeito do tema de hoje.

A programação do evento foi dividida entre palestras e workshop com conselheiros tutelares, agentes de proteção social, servidores do Ministério Público e da Semcaspi, entre outros agentes públicos.

O promotor de Justiça Tiago Berchior Cargnin, que responde pela 45ª Promotoria de Justiça de Teresina, abriu a capacitação destacando a importância do trabalho integrado entre os órgãos e instituições da Rede de Proteção.

“Esse é um momento importante porque reunimos as pessoas que cumprem um papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes em situação vulnerável. É necessário o estreitamento desse contato entre os componentes da Rede de Proteção”, disse o promotor.

A primeira palestra do evento foi ministrada pela promotora de Justiça titular da 49ª Promotoria de Justiça, Myrian Lago. Ela abordou a questão dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

A segunda palestra abordou o tema: “O papel do SEAS e o limiar com o Conselho Tutelar”. A exposição foi conduzida pela professora Iracilda Braga, docente do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. Ela é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (2000), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (2005) e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2017).

Antes do intervalo, a promotora de Justiça Joselisse Carvalho fez uma apresentação do fluxograma de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij/MPPI) demonstrou um trabalho prático de abordagem e encaminhamento de crianças e adolescentes em situação de rua.

“Este momento de conversa e diálogo visa fortalecer a comunicação entre os integrantes da rede de proteção. Sabemos que esse trabalho é complexo e precisa ser executado com todo o cuidado que o tema exige”, destacou a promotora Joselisse Carvalho.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa