motoristas greve ônibus teresina

Motoristas de ônibus deflagram greve em Teresina a partir desta segunda, dia 4

Piauí

Com a greve dos trabalhadores do transporte rodoviário coletivo de Teresina, somente 30% da frota de ônibus vai circular, a partir desta segunda-feira (4).

O objetivo é a concessão do reajuste salarial de 8,5% aos motoristas. Em janeiro, a categoria esteve em reunião com seus representantes, mas nenhum consenso foi alcançado.

A direção do Setut informou no dia 22 de janeiro que a Prefeitura de Teresina não havia feito o repasse do subsídio, o que, segundo informações, compromete o reajuste do salário dos motoristas e cobradores de ônibus.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o executivo municipal negou ter dívidas em aberto com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos.

A definição é que a greve comece à zero hora desta segunda-feira e sem data para encerrar, caso o impasse não seja resolvido.

“Estamos sendo empurrados para essa greve pela falta de vontade de negociar dos empregadores, ou seja, do Setut, que vem colocando sempre a prefeitura no meio dessa negociação, coisa que nunca houve nessa cidade”, disse ao Cidade Verde o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí, Fernando Feijão.

O presidente do Sintetro assegura que apenas 30% dos ônibus vão circular durante o movimento grevista.

“É greve por tempo indeterminado até que se chegue a um acordo entre patrões e empregados porque diante de toda tratativa de negociar não houve acordo. Os patrões sempre colocando a prefeitura a frente da negociação e a prefeitura participando, mas sem dar seu aval. Ficamos a mercê de uma resposta. Resposta essa que veio em forma de valores e percentuais que não contemplam nossa categoria . Greve é ruim, mas é preciso que se lute para obter aquilo que se quer”, diz Fernando Feijão.

A Strans realizou o cadastro de ônibus e vans para atender os usuários do transporte público durante a greve dos trabalhadores. “É importante lembrar que os estudantes devem apresentar a carteira de estudante para pagar a meia passagem em dinheiro”, lembra o diretor de Transportes Públicos da superintendência, Francisco Nogueira.

Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa