Morreu na tarde desta quinta-feira (24) a amarantina Maria do Socorro Sousa Silva, conhecida como Socorro do Peixe. Não há ainda confirmação sobre a causa do ocorrido, mas informações apontam que ela estava numa canoa, no rio Parnaíba, passou mal – supostamente vítima de um infarto, e caiu dentro da água.
Maria do Socorro foi levada para o Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante, mas já chegou à unidade de saúde sem vida. Muito conhecida pela classe de pescadores, ela foi uma defensora do Meio Ambiente, dedicando sua vida às causas que a população considerava justas por meio de ações voluntárias.
A pescadora, que implantou em 1996 a Colônia dos Pescadores Z-3 em Amarante, foi presidente da entidade por quatro mandatos. Ela será sempre lembrada em Amarante por sua determinação, talento, força de vontade e coração generoso. De acordo com o livro Personalidades e Fatos Marcantes, do escritor Bebeto Soares, Socorro do peixe atuou no Fórum de Amarante, auxiliando a Promotoria de Justiça, de 1998 a 2003. Em 2016, foi candidata a vice-prefeita de Amarante na chapa encabeçada por Dida Brandão.
Socorro do Peixe, além de suplente de vereadora nas Eleições de 2008, foi assessora municipal da Prefeitura de Amarante, à frente da pasta de Meio Ambiente durante o segundo mandato do ex-prefeito Helcias Lira.
“Socorro do Peixe era viúva de Ernesto Batista da Silva. Do matrimônio, um talentoso filho, Eclésio. Filha de José Severino de Sousa e Maria das Dores Decidido de Sousa. O casal formou ainda mais 11 filhos: João Luís, Maria Salete (pescadores), Mariano (pedreiro e armador), Maria da Cruz (do lar), Valdeci (pedreiro e armador), José da Cruz (ferreiro armador e carpinteiro), Valdemir (falecido). Francisco, Manoel da Guia, Maria das Dores e Maria de Jesus (falecidos).” (Dados biográficos extraídos do livro Personalidades e Fatos Marcantes – escritor Bebeto Soares)
Compartilhe este post