Minicurso no MPPI promove diálogo sobre gestão de tempo e qualidade de vida

Piauí

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Piauí (CEAF/MPPI) realizou nesta sexta-feira (17) o minicurso “Gestão de Tempo” para membros, servidores e estagiários da instituição. O objetivo foi promover uma reflexão sobre a gestão pessoal de tempo e sua relação com a qualidade de vida.

Promotora de Justiça Cléia Fernandes fala sobre gestão de tempo.

Durante o evento, realizado no auditório da sede do órgão na zona Leste de Teresina, a promotora de Justiça Cléia Fernandes convidou os participantes a avaliarem o aproveitamento pessoal do tempo e de que forma isso estaria ajustado ao propósito de vida de cada um.

Para isso, ela aplicou atividades de autoconhecimento, como a técnica conhecida como “roda da vida”, por meio da qual cada indivíduo consegue visualizar quanto tempo tem dedicado a áreas da vida como saúde, família, trabalho, estudos e outros aspectos, o que possibilita uma reavaliação de prioridades e adequação visando ao bem-estar.

A abertura do minicurso contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, e do diretor do CEAF, procurador de Justiça Fernando Ferro. O evento foi prestigiado ainda por dezenas de integrantes do MPPI lotados em unidades e órgãos da área fim e da área estruturante.

Promotora de Justiça Cléia Fernandes fala sobre gestão de tempo.

Segundo Cléia Fernandes, o momento foi dedicado a gerar uma consciência de como cada um utiliza o seu tempo. “Partimos da premissa que tempo é vida, é energia, é ouro. Por isso, o curso traz uma prática para que cada um olhe como tem usado o seu tempo no dia a dia e como ele proporciona a execução dessas atividades, quanto dele é desperdiçado. Encerramos a reflexão com uma atividade de planejamento. Para isso, usamos ferramenta de diagnóstico. A ideia é que sejamos mais produtivos, usando o tempo para alcançarmos os nossos propósitos, termos qualidade de vida e sermos felizes”, explicou.

Participantes realizam atividade de autoavaliação.

Para a procuradora de Justiça Raquel Normando, o minicurso foi um importante momento de reflexão. “Nos preocupamos com os afazeres no nosso cotidiano, mas não cuidamos de nós mesmos. Estou muito feliz por essa oportunidade de discutir como administrar nosso tempo da melhor maneira possível. Precisamos tentar, a partir de atividades como essa, refletir sobre o nosso dia a dia”, declarou.

Entre os participantes, também estavam as servidoras Gabrielle Feitosa Mendes e Andreia Carvalho Castro. Gabrielle conta que a experiência a ajudou a rever como vem organizando a sua rotina.

“Achei o minicurso muito engrandecedor, porque muitas vezes carregamos muitas tarefas ou procrastinamos e ficamos perdidos. Fiquei muito interessada para ajudar a reorganizar minhas prioridades e gerenciar meu tempo para o trabalho, a vida pessoal, estudar, a vida amorosa, com amigos… Já no início, percebi como eu estava desorganizada e já valeu a pena”, comemorou.

A promotora Cléia Fernandes recebeu seu certificado de palestrante das mãos da vice-diretora do CEAF, Gladys Martins.

Andreia também ressaltou a necessidade de rever prioridades da busca pelo bem-estar. “Esse curso é importante para não desperdiçarmos nosso tempo, nossa vida, e saber dividi-lo em todos os ramos, seja profissional, pessoal ou emocional, e sabermos priorizar o que cada um demanda em cada fase da vida. Nosso tempo é ouro e precisamos ter essa consciência para vivermos melhor”, concluiu.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa