Membros do MPPI e novo secretário de Segurança Pública do Piauí dialogam sobre ações interinstitucionais

Piauí

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, recebeu visita institucional, nesta quinta-feira (19), do novo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas. O encontro institucional ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro de Teresina.

A reunião contou com a participação da chefe de Gabinete do PGJ-PI, Cláudia Seabra; da coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), Fabrícia Barbosa e das promotoras de Justiça Lenara Porto e Mirna Napoleão. Também esteve presente o superintendente de gestão da Secretaria de Segurança Pública do Estado, delegado Jetan Pinheiro Barbosa. Na oportunidade, membros do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) apresentaram recomendações e procedimentos ao Secretário.

A coordenadora do GACEP|MPPI apresentou recomendações de estratégias para uma articulação eficiente entre o MP e Órgãos de Segurança Pública. Procedimentos em tramitação no MPPI também foram explanados. “Temos um levantamento em relação à Segurança Pública do Estado e esse diálogo de hoje foi justamente para apresentá-lo ao secretário e buscar alternativas para as demandas na área de segurança. A intenção é que ele adote as providências diante do que apresentamos”, enfatizou Cleandro Moura.

“Mostramos diagnósticos e levantamentos realizados pelo próprio Ministério Público. Dialogamos sobre a implementação e reformulação do Plano Estadual de Segurança Pública. Sobre a necessidade de enfrentamento da criminalidade no estado por meio de reforço do efetivo, condições de trabalho para os profissionais de segurança pública e impulsionamento dos procedimentos policiais para conferir celeridade. Tratamos também das condições dos Institutos de Perícia para que promovam a criação de novos laboratórios”, detalhou Fabrícia Barbosa, ao avaliar como positiva a necessidade de diálogo contínuo do MP com as forças de segurança e com o judiciário. “Temos que dialogar para resolver esses problemas que são enfrentados diariamente e apresentar a melhor solução para sociedade”, acrescentou.

De acordo com secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, os dados apresentados serão orientadores no trabalho da SSPPI. “ A gente fica muito feliz de saber da eficiência que o Gacep tem empreendido nesse trabalho, e para nós, vai ser uma linha que nós vamos seguir para trilhar junto à gestão da Secretaria, de forma a melhorar a prestação do serviço, que o cidadão merece”, avaliou.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa