Mais de 24.500 são evacuados devido a incêndios florestais no oeste do Canadá

Mais de 24.500 são evacuados devido a incêndios florestais no oeste do Canadá

Internacional

Mais de 24.500 pessoas foram evacuadas da província de Alberta, no oeste do Canadá, onde o clima excepcionalmente quente e seco se misturou com ventos fortes para alimentar dezenas de incêndios florestais, disseram autoridades no sábado.

A líder do governo provincial de Alberta, a primeira-ministra Danielle Smith, chamou os incêndios florestais de “crise sem precedentes”. em uma entrevista coletiva no sábado a tarde. “Esta é uma situação em rápida evolução”, disse ela.

O número de incêndios florestais ativos em Alberta cresceu para mais de 100 na noite de sexta-feira, acima dos 78 no início do dia. No início da manhã de sábado, mais de um terço ainda era classificado como “fora de controle.”

No norte de Alberta, 20 residências, uma delegacia de polícia e uma estação de tratamento de água foram destruídas por um incêndio na comunidade rural de Fox Lake, as autoridades disseram na sexta-feira à noite.

As comunidades sob ordem de evacuação incluem os condados de Athabasca, Big Lakes, Brazeau, Grande Prairie e Yellowhead e a cidade de Edson, disseram autoridades na tarde de sábado.

Um comitê do gabinete de gerenciamento de emergência foi reunido na sexta-feira, disseram autoridades, e os membros se reuniram no sábado para discutir a declaração de estado de emergência provincial, o que permitiria a implantação de recursos adicionais.

Na vizinha Colúmbia Britânica, o mesmo clima excepcionalmente quente fez com que a neve derretesse rapidamente, dando início a inundações e deslizamentos de terra. Uma série de alertas de inundação e outros avisos foram em vigor em toda a província sábado cedo.

Nos Estados Unidos, espera-se que as condições quentes, secas e ventosas no sudoeste e nas planícies do sul criem clima propício a incêndios florestais no fim de semana, o Serviço Nacional de Meteorologia avisado em uma previsão. Mais de três milhões de pessoas naquela parte do país estavam sob avisos ou relógios relacionados a incêndio início da manhã de sábado.

Os incêndios florestais estão aumentando em tamanho e intensidade no oeste dos Estados Unidos, e as temporadas de incêndios florestais estão ficando mais longas. Pesquisas recentes sugerem que o calor e a secura associados ao aquecimento global são as principais razões para o aumento de incêndios maiores e mais fortes.

Em Alberta, o início da primavera tende a ser a época de maior risco de incêndios florestais. Isso ocorre em parte porque o derretimento da neve da primavera deixa uma quantidade significativa de grama morta e outro potencial combustível de incêndio na terra.

Os últimos incêndios florestais foram alguns dos cerca de 379 registrados em Alberta este ano.

“Isso é significativamente mais atividade de incêndio florestal, nesta época do ano, do que certamente vimos no passado recente”, disse Christie Tucker, porta-voz da agência de incêndios florestais da província, a repórteres.

No sábado, a Sra. Tucker disse que 200 bombeiros adicionais “trabalhando dia e noite” seriam mobilizados em toda a província nos próximos três dias.

O ministro da segurança pública e serviços de emergência de Alberta, Mike Ellis, disse no sábado que o “foco da província agora é proteger a vida humana”.

Lauren McCarthy contribuiu com relatórios.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa