Centro de Inteligência da Polícia Civil do MA captura mais de 150 foragidos, entre 2023 e 2024

Centro de Inteligência da Polícia Civil do MA captura mais de 150 foragidos, entre 2023 e 2024

Polícia

O Centro de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão (CIPC) realiza um trabalho silencioso e discreto, especializado na produção de indícios que levam à captura de foragidos da justiça. Entre 2023 e 2024, segundo um levantamento realizado pela Delegacia Geral, um total de 152 pessoas foram presas com o auxílio deste serviço, resultando na elucidação de vários crimes.

Do total de prisões efetuadas no período, 108 criminosos foram localizados e presos em 2023, e 44 no primeiro semestre de 2024. Os foragidos foram capturados não só no Maranhão, mas em estados como São Paulo, Mato Grosso, Tocantins, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás e Piauí.

Com dois núcleos no estado, o CIPC cumpre um importante papel na investigação de crimes, especialmente aqueles contra a vida, além de combater associações criminosas e o tráfico de drogas.

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, destaca que o resultado é fruto de técnicas e ferramentas avançadas, o que engrandece o serviço e faz dele primordial para a elucidação de crimes ocorridos no estado.

Mais de 150 foragidos foram capturados entre 2023 e 2024 no MA

“O serviço de inteligência da Polícia Civil tem a capacidade de identificar ameaças, prevenir crimes e fornece suporte às investigações em curso, possibilitando também a adoção de medidas mais eficazes, além das capturas de foragidos o que resulta na elucidação de crimes”, pontuou Paiva

Casos de grande repercussão

Mais de 150 foragidos foram capturados entre 2023 e 2024 no MA

No dia 31 de dezembro de 2023, o trabalho do CIPC foi fundamental para a localização e prisão do principal suspeito de assassinar a jovem Ana Caroline Sousa Campelo, de 21 anos, ocorrido no dia 10 de dezembro de 2023, no município de Maranhãozinho. O alvo foi preso na cidade vizinha de Centro do Guilherme.

Em outra ação, deflagrada em janeiro deste ano, na cidade de Caruaru, interior do estado de Pernambuco, o núcleo de inteligência da PC-MA, conseguiu prender um homem investigado pelo assassinato do empresário Jonathan Fernando Cardoso Sousa, o Nando Net, ocorrido no dia 22 de agosto de 2022, em Turiaçu.

Também foi com auxílio do CIPC, que as demais forças de segurança do Maranhão conseguiram, no dia 26 de abril deste ano, resgatar o promotor de justiça aposentado, Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, que estava sendo mantido em cativeiro em um imóvel situado na Vila Maracujá, região do bairro do Maracanã, zona rural de São Luís. A vítima foi sequestrada por criminosos encapuzados no dia 23, no bairro do Sol e Mar.

Em 2023, após nove dias de ações ininterruptas em áreas remotas do interior do Maranhão, equipes da Polícia Civil, com apoio do setor de inteligência, conseguiram prender um foragido da justiça maranhense investigado de cometer vários homicídios, roubos e tráfico de drogas em cidades do interior do estado. A força-tarefa para capturar o indivíduo considerado de altíssima periculosidade, iniciou na cidade Arame no dia 02 de outubro de 2023, sendo ele preso no dia 11, na cidade de Guaraí, no estado do Tocantins.

Mais de 150 foragidos foram capturados entre 2023 e 2024 no MA

Outro caso de grande repercussão ocorreu na manhã do dia 24 de junho do ano passado, quando o agente de trânsito da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT), Wiryland de Oliveira, de 40 anos, foi assassinado a tiros durante a remoção de um veículo que estava estacionado irregularmente na avenida São Marçal, nas proximidades da feira do João Paulo. O proprietário do veículo, por não concordar com a remoção efetuou os disparos contra o agente.

No final da tarde do mesmo dia em que ocorreu o crime, após um minucioso trabalho do CIPC, equipes de vários departamentos da Polícia Civil conseguiram elucidar o caso com a prisão em flagrante do principal suspeito de cometer o crime. O homem foi localizado na Vila Piçarreira, em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís.

Fonte: Polícia Civil do Maranhão

Compartilhe este post
Cinara Cristina Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário