Líder esquerdista grego Alexis Tsipras renuncia à liderança do partido Syriza

Líder esquerdista grego Alexis Tsipras renuncia à liderança do partido Syriza

Internacional

O anúncio ocorre depois que o principal partido da oposição sofreu uma derrota eleitoral impressionante nas eleições parlamentares.

O ex-primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou que deixará o cargo de líder do principal partido de oposição de esquerda, o Syriza, após uma derrota esmagadora nas eleições parlamentares.

“Chegou a hora de começar um novo ciclo”, disse Tsipras em um discurso televisionado na quinta-feira, dias depois que o conservador Kyriakos Mitsotakis recebeu mais quatro anos como primeiro-ministro.

“O resultado negativo pode – e deve – ser o início desse ciclo”, disse Tsipras.

O homem de 48 anos disse que estava renunciando para abrir caminho para eleições para um novo líder do partido e que não seria candidato, acrescentando que uma reforma do Syriza era necessária.

“Esta jornada difícil teve compromissos, decisões difíceis, lesões e atritos, mas foi uma jornada que deixou uma marca na história”, disse ele, acrescentando que estava “orgulhoso de tudo o que aconteceu”.

Tsipras assumiu a liderança do então pequeno partido Syriza em 2008, aos 34 anos. Um ano depois, foi eleito para o parlamento.

Ele o levou a um triunfo eleitoral em janeiro de 2015, no auge da profunda crise econômica da Grécia. Um dos primeiros-ministros mais jovens da Grécia, Tsipras montou uma onda de raiva antiausteridade e anti-resgate entre muitos no país.

Depois de meses de luta feroz com outros países da zona do euro, Tsipras foi forçado em junho de 2015 a impor controles de capital. No mês seguinte, ele venceu um referendo instando os gregos a rejeitar uma oferta de resgate, mas deu meia-volta e assinou um programa mais rígido um mês depois.

Ele então convocou uma eleição antecipada para setembro de 2015, que venceu, mas perdeu para a Nova Democracia de Mitsotakis quatro anos depois.

Na votação de domingo, o Nova Democracia obteve 40,5% dos votos populares, obtendo 158 assentos no parlamento de 300 assentos. O Syriza ficou atrás com 17,8% dos votos.

A derrota esmagadora no último turno eleitoral não surpreendeu. O Nova Democracia obteve uma vitória semelhante cinco semanas antes, mas optou por não formar um governo sob o sistema de representação proporcional em vigor na época, o que lhe dava um pouco menos de uma maioria no parlamento com 145 assentos.

Apesar de vários escândalos durante o mandato de Mitsotakis, incluindo escutas telefônicas de alguns de seus ministros mais próximos pelos serviços de segurança e um desastre ferroviário, seu apoio tem sido especialmente forte entre as pequenas empresas e os autônomos, que juntos fornecem 90 por cento do setor privado emprego do setor.

A votação de domingo aconteceu pouco mais de uma semana depois que um navio de refugiados virou e afundou na costa oeste da Grécia, deixando centenas de pessoas mortas e desaparecidas, e questionando as ações das autoridades gregas e a estrita política de migração do país.

Mas o desastre, um dos piores no Mar Mediterrâneo nos últimos anos, não influenciou fortemente a eleição, com questões econômicas domésticas em primeiro plano nas mentes dos eleitores.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa