judocas de amarante

Judocas de Amarante, Regeneração e São Francisco do MA participam de outorga de faixas

Amarante

O Ginásio Poliesportivo Municipal – o Mirandão, sediou na manhã deste sábado (1º) um dos maiores eventos de outorga de faixas e entrega de certificados a jovens judocas já realizados em Amarante.

No geral, 60 judocas de Amarante, Regeneração e São Francisco do Maranhão participaram do evento, que aconteceu das 10h às 11h30. A organização foi da Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Participaram do evento o cabo Giordano – da Força Tática de Regeneração, o vereador e desportista de Amarante, Rogério Macêdo, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Danys Queiroz; o presidente da Federação Piauiense de Judô, Reginaldo Fonseca; o vice-presidente da Federação Piauiense de Judô, Queiroz Filho; o coordenador do projeto Judocas do Amanhã – de São Francisco do Maranhão, Miguel Neto; além de instrutores de Amarante, Teresina e Parnarama.

Na ocasião da solenidade, o atleta de Amarante, Rhuan Mitchel, trocou de faixa se tornando o segundo faixa preta de Amarante, atrás apenas do professor Silveira.

A representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Tuquinha, destacou a oficina de Judô como a segunda maior de Amarante. “Essa parceria da Assistência Social beneficia com o judô aproximadamente 1000 jovens nas zonas rural e urbana de Amarante. Hoje nós temos o papel de potencializar essas crianças no meio social para que ela possa viver numa sociedade justa e que as famílias se fortaleçam para que nós possamos dar uma assistência maior. O judô tem um papel muito importante de transmissão de disciplinas, regras e valores. Toda a nossa equipe tem essa preocupação, sendo o judô uma das maiores oficinas que temos em Amarante.”

Os alunos do Pelotão Mirim de Regeneração fizeram também a outorga de faixas. Sob a coordenação do cabo Giordano, aproximadamente 20 integrantes estiveram acompanhados de familiares. “Esse evento eu considero que é uma brilhante forma de reconhecimento a esses jovens. Por este passo tão importante, quero agradecer aqui ao nosso instrutor João Batata, à nossa secretaria de Educação Maria Pereira, e aos pais que acompanharam seus filhos para este importante evento!!”

O coordenador do projeto Judocas do Amanhã – de São Francisco do Maranhão, Miguel Neto, falou das expectativas em torno dos próximos eventos, em Teresina e São Paulo. “A gente fica gratificado por isso, por estar aqui representando São Francisco do Maranhão. Estamos com 16 atletas trocando de faixas. Estamos preparando uma equipe para participar da seletiva regional em Teresina no próximo dia 29. Vamos levar alguns atletas e se passarem, eles vão para São Paulo disputar o campeonato brasileiro.”

O vice-presidente da Federação Piauiense de Judô, Queiroz Filho, avaliou positivamente os 60 alunos. “Quando temos alguém à frente, que conduz dessa forma como o Miguel – de São Francisco, e o João – de Amarante, é gratificante porque vemos que eles estão sabendo usar essa ferramenta da forma mais correta possível pela parte educacional. A gente vê a alegria, a satisfação e a vaorização dos meninos quando eles estão mudando de faixa, pois eles se enchem de responsabilidade. Com a grandeza do judô de Amarante, Regeneração e de São Francisco, quem sabe poderemos trazer eventos para cá.”

O presidente da Federação Piauiense de Judô, Reginaldo Fonseca, assegura que a outorga de faixas é resultado de uma avaliação criteriosa. Ele fala das experiências de sucesso “Para mim, é um projeto gratificante, até porque eu trabalhei muito tempo com o social, o que possibilita a descoberta de vários talentos, a exemplo do atleta Fabrício Alves. O objetivo do judô não é a formação de atletas. Hoje em Amarante são vários garotos que estão recebendo o resultado do trabalho que fizeram durante todo o ano de 2019, treinando participando de eventos, tendo bom comportamento na escola, boas notas, e ainda uma boa convivencia familiar. Sem dúvida, nós buscamos passar essas informações quando se trabalha com o social”, explicou

Conselhos e valores transmitidos foram destacados pelo vice-presidente da Federação Brasileira de Judô, Danys Queiroz, como a essência da rotina de atividades dos jovens judocas. “Toda entrega de faixa é uma premiação por um trabalho feito por eles, e não pelo professor. Respeito aos colegas, saber se respeitar e conhecer seus limites, tudo isso eles aprendem aqui, gerando uma condição de bem-estar mútuo. O instrutor transmite o conhecimento e faz um belo trabalho, e nós verificamos que houve um avanço comportamental e das técnicas das crianças. A faixa não é premio, mas conquista deles que se empenharam durante o período”, afirmou o vice-presidente da Federação Brasileira de Judô, Danys Queiroz.

Fotos e vídeos: Leomar Duarte e Gisele Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário