Israel entrega parlamentar jordaniano acusado de contrabando de armas

Israel entrega parlamentar jordaniano acusado de contrabando de armas

Internacional

Imad al-Adwan foi detido em uma passagem de fronteira controlada por Israel por supostamente contrabandear mais de 200 armas em seu carro.

As autoridades israelenses libertaram o parlamentar jordaniano Imad al-Adwan, disse o Ministério das Relações Exteriores da Jordânia, depois que ele foi detido por suspeita de contrabando de armas e ouro para a Cisjordânia ocupada há quase duas semanas.

“O processo de entrega do parlamentar Imad Al-Adwan pelas autoridades israelenses às autoridades de segurança jordanianas envolvidas começou na ponte King Hussein”, dizia um comunicado do ministério, referindo-se à principal passagem de fronteira que liga o território palestino à Jordânia.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores confirmou posteriormente à Al Jazeera que o legislador foi libertado.

A agência de inteligência israelense Shin Bet disse em um comunicado que al-Adwan foi preso em 22 de abril enquanto carregava 12 rifles e 194 pistolas em seu carro em uma passagem de fronteira controlada por Israel.

Acrescentou que sua investigação revelou que al-Adwan realizou 12 tentativas de contrabando separadas desde o início de 2022 usando seu passaporte diplomático para trazer contrabando que variava de cigarros eletrônicos a ouro e pássaros.

Desde o início do ano, ele fez inúmeras viagens de contrabando de armas em troca de quantias não especificadas de dinheiro, disse o Shin Bet.

A agência disse que ele foi liberado para “investigação mais aprofundada e busca de justiça” pelas autoridades jordanianas.

O presidente do parlamento jordaniano disse que a imunidade parlamentar de al-Adwan foi revogada, o que significa que ele pode ser processado. Uma fonte de segurança jordaniana disse à agência de notícias Reuters que o caso será levado a julgamento.

A prisão de Al-Adwan ameaçou estreitar ainda mais os laços entre Israel e a Jordânia, que já estavam tensos apesar de um tratado de paz de quase 30 anos.

Israel tem estreitos laços de segurança com a Jordânia, com quem compartilha sua fronteira mais longa, mas as relações azedaram nos últimos anos devido à construção de assentamentos ilegais por Israel em terras ocupadas, seus ataques violentos contra palestinos na Cisjordânia e suas políticas discriminatórias em locais sagrados em Jerusalém. Cidade Velha.

A Jordânia controlava a Cisjordânia e Jerusalém Oriental antes de Israel capturar as áreas na guerra de 1967, mas o reino mantém a custódia da Mesquita de Al-Aqsa e outros locais sagrados muçulmanos na Cidade Velha.

Desde que o governo linha-dura de Israel assumiu o cargo no final do ano passado, as relações com a Jordânia se deterioraram. Israel afirma que a Cisjordânia está inundada de armas, incluindo armas contrabandeadas da Jordânia.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa