Irã acusa duas atrizes por não usar hijab

Irã acusa duas atrizes por não usar hijab

Internacional

As empresas também fecharam depois de oferecer serviços a mulheres que não usavam lenços de cabeça considerados apropriados pelo governo, enquanto a repressão continua.

Teerã, Irã – Duas atrizes renomadas no Irã foram acusadas de não usar lenços na cabeça, enquanto as autoridades intensificam os esforços para reprimir as pessoas que violam as leis obrigatórias do hijab do país.

A mídia estatal iraniana informou na terça-feira que a polícia de Teerã encaminhou Katayoun Riahi e Pantea Bahram ao judiciário, acusados ​​​​do “crime de remover o hijab em público e publicar suas imagens no espaço virtual”.

As atrizes conhecidas podem enfrentar multas ou penas de prisão se forem processadas.

Na semana passada, fotos de Bahram, de 53 anos, posando sem lenço na cabeça em uma exibição de filme se tornaram virais.

Riahi, de 61 anos, outra atriz veterana, já havia sido presa em novembro por suspeita de “conluio contra a segurança nacional e propaganda contra o establishment” depois de se tornar a primeira de seus pares a postar uma imagem sua online sem lenço na cabeça em apoio aos protestos em todo o país que eclodiram em setembro.

Os protestos que duraram meses começaram depois que Mahsa Amini, uma mulher de 22 anos, morreu após ser presa pela chamada “polícia da moralidade” do país por supostamente não aderir às leis do hijab do país, que foram adotadas logo após o Islã de 1979 Revolução.

Durante os protestos, várias outras atrizes de destaque, incluindo Taraneh Alidoosti, tiraram seus lenços de cabeça em solidariedade e foram posteriormente presas, gerando apoio do exterior.

Um número crescente de mulheres em todo o Irã abandonou seus hijabs obrigatórios desde os protestos, com ruas e locais públicos em Teerã e em outros lugares vendo cada vez mais mulheres sem lenços na cabeça.

As autoridades se abstiveram de reprimir as mulheres em público nos últimos meses, e as vans verdes e brancas da polícia moral também foram retiradas das ruas, mas uma mudança notável ocorreu este mês.

O chefe de polícia Ahmadreza Radan, nomeado pelo líder supremo aiatolá Ali Khamenei em janeiro em meio a especulações sobre as falhas de seu antecessor durante os protestos, prometeu lidar “seriamente” com as pessoas que violam as regras do hijab, que são fundamentais para a ideologia do governo iraniano.

Desde então, várias mulheres postaram imagens de si mesmas online sem lenços na cabeça, algumas até eliminando os vestidos largos que as leis do país também exigem.

As autoridades anunciaram o fechamento de dezenas de empresas desde a promessa de Radan de usar câmeras “inteligentes” para identificar os infratores em público e reprimir as empresas que atendiam mulheres que não usavam o hijab.

Na terça-feira, o site de notícias Tasnim, vinculado ao estado, informou que o amplo Opal Shopping Center, no oeste de Teerã, onde a visão de mulheres jovens sem lenços na cabeça se tornou comum, em breve poderá ser fechado totalmente se os membros do conselho continuarem a ignorar os avisos.

Tasnim também disse que restaurantes de várias celebridades, incluindo atores e jogadores de futebol, receberam advertências e podem fechar.

Ele relatou que pelo menos três farmácias em Teerã foram fechadas e mais receberam advertências, enquanto “unidades de guildas” afiliadas a um ministério não identificado também foram avisadas.

No entanto, as autoridades parecem estar adotando uma abordagem menos conflituosa fisicamente e, em vez disso, aumentaram os esforços para promover o hijab como uma virtude islâmica e familiar.

“O hijab é o legado das mães”, diziam inúmeras faixas em Teerã que incluem imagens de filhas pequenas – e suas mães – com o tipo de hijab aceito pelas autoridades.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
EletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa