Last updated on 4 de abril de 2025
O modelo pré-preenchido do Imposto de Renda 2025 (IR 2025) oferece a facilidade de ter diversos dados já inseridos, otimizando o processo de declaração. Para aqueles que contam com a ajuda de um contador ou outra pessoa para realizar a declaração, a Receita Federal disponibiliza uma funcionalidade para autorizar o acesso a essa declaração pré-preenchida.
A autorização é feita de forma digital, através do programa ou do aplicativo Meu Imposto de Renda, ambos acessíveis no site da Receita Federal. Tanto quem autoriza quanto quem recebe a autorização devem possuir uma conta gov.br com nível prata ou ouro. A conta gov.br é a identificação digital do cidadão para acesso a diversos serviços do governo federal. Uma conta recém-criada possui o nível bronze, sendo necessário elevá-la para prata ou ouro para utilizar a funcionalidade de autorização.
Para alcançar o nível prata, o usuário pode realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência com a CNH ou validar os dados via internet banking de um banco credenciado. Já para obter o nível ouro, além dos requisitos do nível prata, é preciso realizar o reconhecimento facial para conferência com as bases da Justiça Eleitoral (TSE), validar os dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou validar com certificado digital ICP-Brasil.
Uma mesma pessoa pode receber autorização para preencher até cinco declarações do Imposto de Renda simultaneamente. A autorização tem validade de até seis meses e pode ser revogada a qualquer momento por qualquer uma das partes envolvidas. Para conceder a autorização, o titular da conta gov.br deve buscar a aba “autorizar o acesso” na plataforma de sua preferência e preencher o CPF da pessoa a ser autorizada.
A utilização da declaração pré-preenchida do IR 2025 pode auxiliar a evitar erros, especialmente em declarações mais complexas, pois importa dados de rendimentos, bens, despesas médicas e outras informações enviadas por terceiros. No entanto, é importante revisar todas as informações antes do envio para garantir que estejam corretas e completas. Vale ressaltar que a utilização do modelo pré-preenchido garante prioridade na restituição do Imposto de Renda.
A declaração pré-preenchida pode ser acessada na Declaração Online (para quem possui conta gov.br ouro ou prata), no Programa Gerador da Declaração (PGD) para computadores e no aplicativo Meu Imposto de Renda (MIR) para celulares e tablets.
Leia também no Somos Notícia:
- Imposto de Renda 2025: quem precisa declarar e o que há de novo?
- Declaração de Imposto de Renda 2025: Confira as novas regras e evite cair na malha fina
- Haddad confia na aprovação de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil