Instagram Shopping: 7 dicas para transformar seguidores em clientes

Instagram Shopping: 7 dicas para transformar seguidores em clientes

Tecnologia

Que o Instagram não é mais uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos casuais, você já sabe. Há algum tempo, a rede social também virou um bom lugar para se fazer negócios. Contudo, você já aprendeu a usar o Instagram Shopping?

Em resumo, o Instagram Shopping é uma ferramenta 100% comercial que possibilita profissionais e empresas criarem uma loja virtual dentro do Instagram para promover seus produtos.

Funciona assim: você cria um catálogo com todas as informações sobre os itens à venda da marca. Imagens, descrição, preço, frete, prazo de entrega, checkout, entre outros. Então, divulga as unidades no Feed, Stories ou Reels.

Em outras palavras, a funcionalidade permite você aproveitar todas as vantagens que a rede social oferece para exatamente multiplicar seus números de vendas. Incrível, não é?

Entretanto, como começar a usar o Instagram Shopping para transformar seus seguidores em clientes? Listamos abaixo as 7 melhores estratégias que fazem seu perfil na plataforma virar uma máquina de dinheiro. Confira!

7 dicas para transformar seus seguidores em clientes com o Instagram Shopping

1. Publique imagens e vídeos de alta qualidade

Desde o lançamento, o Instagram é conhecido por ser uma rede social atrativa visualmente. Até porque, a proposta inicial do aplicativo era justamente conectar pessoas por meio do aspecto visual.

Ainda que a plataforma tenha recebido diversas atualizações nos últimos anos, o foco no apelo visual se manteve. Sendo considerado por muitos sua característica mais marcante.

Desse modo, profissionais e empresas devem explorar a essência do Instagram para aumentar suas vendas. Ou seja, só compartilhar publicações com imagens e vídeos de alta qualidade.

No Instagram Shopping, as fotos dos produtos também precisam ter um bom nível de resolução. Além de estarem bem enquadradas e iluminadas num plano de fundo bem organizado.

2. Humanize a marca

Uma vez que o objetivo é a conversão de seguidores em clientes, a marca precisa ser humanizada em todos os pontos de contato na rede social. Assim que entra no perfil, o visitante já tem que notar a intenção da marca em ter uma conexão próxima.

Diferente de outras estratégias, o Instagram Shopping não tem um funil longo de vendas. Então, é preciso incentivar o público a avançar nas etapas da jornada de compra em todas as oportunidades.

Em função disso, compartilhe histórias, bastidores e experiências com o público o maior número de vezes possível. Independente do formato de conteúdo (Feed, Stories ou Reels). 

Neste contexto, é o melhor caminho para construir a conexão emocional necessária para ganhar a confiança de seus seguidores. E, posteriormente, transformá-los em compradores da marca ao oferecer seus produtos no catálogo.

3. Use e abuse etiquetas

Como já diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. Por isso, você tem que usar e abusar das etiquetas que o Instagram Shopping disponibiliza para alavancar suas vendas.

É um recurso da loja virtual da rede social que dá a opção de inserir marcações em imagens de conteúdos de Feed ou Stories. Elas direcionam seus seguidores diretamente ao catálogo de itens à venda.

Dessa forma, profissionais e empresas podem colocá-las estrategicamente sobre cada produto apresentado na foto para facilitar o acesso do público às soluções da marca.

Quando abre a etiqueta, o consumidor encontra todas as informações essenciais sobre determinado produto. Inclusive, o botão de compra para adquiri-lo imediatamente.

4. Faça descrições detalhadas

Falando em informações, forneça descrições bem detalhadas de cada produto no Instagram Shooping para que os consumidores saibam exatamente o que estão comprando.

Mais do que informativas, porém, as descrições devem ser persuasivas. Elas precisam destacar as vantagens das soluções para convencer seus potenciais clientes a adquiri-las o quanto antes.

Além disso, explique como seus produtos podem ser usados. Mesmo que seja simples, um consumidor ou outro talvez não saiba todas as funções do item e ficará grato pelas informações.

A propósito, técnicas de Copywriting podem ajudar bastante no desenvolvimento das descrições no catálogo do Instagram Shopping. Estruturas, gatilhos mentais, CTAs, entre outras.

5. Adicione hashtags relevantes e específicas

Para ter um número expressivo de vendas no Instagram Shopping, é bom que as contas alcançadas pelo perfil já sejam qualificadas. Ou seja, você deve atrair usuários que já tenham algum nível de interesse em sua proposta.

Para isso, o ideal é segmentar suas publicações a partir das hashtags. O algoritmo usa o recurso para categorizar cada conteúdo compartilhado na rede social. Assim, as palavras-chaves clicáveis podem direcionar seus posts as pessoas certas.

Só que, as hashtags só cumprem o objetivo quando adicionadas estrategicamente nas postagens. Elas precisam ser relevantes e específicas. Do contrário, não terão efeito algum.

Nesse sentido, procure as hashtags mais relevantes que se relacionam com o mercado e conteúdo em questão. Não exagere na quantidade também. Entre 5 ou 10 palavras-chaves já é o suficiente.

6. Insira geotags

Tem estabelecimento físico? Se sim, uma ótima estratégia para transformar seus seguidores em clientes no Instagram Shopping é a geotag. O recurso informa o endereço do seu escritório ou empresa nos posts com produtos do catálogo.

Às vezes, o visitante ou seguidor que visualiza o conteúdo mora em alguma região próxima. Com isso, a geotag pode aumentar significativamente seu interesse em comprar seus itens à venda.

Especialmente, quando as soluções encontradas na loja virtual também estão disponíveis para retirada. Uma vez que, muitos consumidores gostam de experimentar o produto antes de efetivamente comprá-lo.

Inclusive, o algoritmo do Instagram mostra suas postagens para pessoas da mesma localidade através das geotags. Então, a prática segmenta ainda mais a comunicação da marca na rede social.

7. Abra lives semanais

Sempre que possível, abra lives semanais na rede social para conversar diretamente com o público. A estratégia pode ser essencial para seu desempenho de vendas no Instagram Shopping.

Nas transmissões ao vivo, você pode apresentar seus produtos com um melhor dinamismo. Enquanto explica as características e vantagens das soluções, você dá informações e responde dúvidas comuns para quebrar as objeções do público.

Aliás, a live funciona bem para dar segurança. Na era dos golpes digitais, vários consumidores ficam receosos de comprar online. Logo, transmissões ao vivo podem representar uma oportunidade de ouro de tirar o medo dos potenciais clientes.

Para funcionar, porém, as lives precisam ser feitas por alguém com uma boa desenvoltura de comunicação. Ou seja, é necessário ter as habilidades necessárias para conduzir bem a transmissão, como:

  • bom português;
  • carisma;
  • linguagem corporal;
  • controle do ritmo de fala;
  • entonação.

Bônus: compre serviços de engajamento para vender mais no Instagram Shopping

Pensa que acabou? Ainda temos uma dica bônus para você bombar suas vendas no Instagram Shopping: adquirir serviços de engajamento em um site confiável e seguro. Conheça site seguro para comprar seguidor no Instagram.

Estamos falando daqueles sites que oferecem uma possibilidade de crescimento rápido ao comprar seguidores ou comprar curtidas TikTok, por exemplo. Muitos acham que não, mas a estratégia funciona maravilhosamente bem.

A única preocupação é adquirir a métrica em um site que traga engajamento autêntico para seu perfil. Assim, a visibilidade da marca explode e faz uma quantidade massiva de pessoas se interessarem por seus produtos no Instagram.

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário