O certame visa o provimento de 430 vagas na PM-PI. Os cargos disponíveis são para soldado e oficial da corporação, cujas remunerações iniciais são de R$2.047,63 e R$3.897,04, respectivamente.
Para alcançar a aprovação, os candidatos deverão enfrentar cinco etapas, sendo elas: prova objetiva, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social. Vale ressaltar que, para disputar a vaga de soldado, o candidato precisa comprovar conclusão do Ensino Médio, já para a função de oficial é exigida a graduação em Bacharelado em Direito.
Quanto às disciplinas cobradas na prova objetiva de soldado, os candidatos deverão ter conhecimento em Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática, Legislação da PM-PI, Direitos Humanos e Segurança Pública. Já, a prova de oficial irá cobrar Língua Portuguesa, Legislação da PM-PI, Legislação Especial Aplicada à Segurança Pública, Direito Penal, Constitucional, Processual Penal, Direito Administrativo, Penal Militar, Processual Penal Militar e Segurança Pública.
A primeira etapa do concurso está agendada para ocorrer no dia 1º de dezembro deste ano. Os aprovados devem ser lotados essencialmente nos municípios do interior do Estado, tais como Floriano, Picos, Campo Maior, dentre outros.