Informante iraniano e espião britânico: como uma vida dupla terminou na forca

Informante iraniano e espião britânico: como uma vida dupla terminou na forca

Internacional

“Ele era extremamente ambicioso, um excelente analista com excelentes habilidades de redação e oratória, e as pessoas confiavam nele”, disse Foad Izadi, analista de políticas no Irã próximo ao governo e à Guarda Revolucionária. “Ele teve acesso a muitas informações sigilosas e sigilosas sobre programas nucleares e militares.”

Em 2004, em meio a crescentes suspeitas em Israel e no Ocidente de que o Irã estava secretamente desenvolvendo um programa de armas nucleares, o Sr. Akbari foi responsável por convencer as principais embaixadas em Teerã de que não, reunindo-se regularmente com os embaixadores da Grã-Bretanha, China, França, Alemanha e Rússia.

Em oito vídeos curtos transmitidos pela televisão estatal após sua execução, Akbari, vestido de terno, barbeado e sentado em um escritório, detalhou suas atividades de espionagem e seu recrutamento pela Grã-Bretanha em uma função na Embaixada Britânica em Teerã. Mais tarde, porém, em uma mensagem de áudio transmitida pela BBC persa – ela foi obtida por meio de sua família, de acordo com o irmão de Akbari -, Akbari disse que as confissões foram coagidas.

A motivação para as ações do Sr. Akbari permanecem incertas. Ele disse no vídeo que foi movido por “ganância e poder”, embora também tenha negado ter problemas financeiros. O Irã diz que Akbari traiu o país e trocou segredos de Estado por dinheiro. Sua família nega que ele era um espião e diz que muitas afirmações nos vídeos foram forjadas pelo governo iraniano. Mas, dizem eles, muitas das datas e eventos nos vídeos estavam corretos.

Nos vídeos, Akbari disse que foi recrutado em 2004 e disse que ele e sua família receberiam vistos para a Grã-Bretanha. No ano seguinte, ele viajou para a Grã-Bretanha e se encontrou com um manipulador do MI6, disse ele. Nos anos seguintes, Akbari disse que criou empresas de fachada na Áustria, Espanha e Grã-Bretanha para fornecer cobertura para reuniões com seus assessores. O Irã disse que o MI6 pagou a Akbari quase 2 milhões de libras, atualmente cerca de US$ 2,4 milhões.

Akbari se encontrou com o embaixador britânico em Teerã como parte de seu trabalho oficial e viajava frequentemente à Europa a negócios, disse Mehdi Akbari. Ele disse que seu irmão, como muitos funcionários iranianos, começou a se ramificar em vários negócios enquanto trabalhava para o governo e que estava financeiramente seguro.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa