Incêndios florestais no Canadá se espalham para novas áreas, provocando mais evacuações

Incêndios florestais no Canadá se espalham para novas áreas, provocando mais evacuações

Internacional

Cerca de 10.000 pessoas receberam ordens de deixar uma cidade em Quebec, em meio a centenas de incêndios em todo o país.

Aproximadamente 10.000 pessoas receberam ordens de deixar uma cidade costeira na província canadense de Quebec, marcando a mais recente evacuação em meio a semanas de incêndios florestais em todo o país.

A ordem na sexta-feira para os residentes de Sept-Iles veio depois que um incêndio nas proximidades “avançou muito rapidamente” durante a noite, de acordo com o prefeito da cidade, Steeve Beaupre, que declarou estado de emergência local.

Bill Blair, ministro da segurança pública do país, disse que a ferocidade da temporada de incêndios no início deste ano no Canadá foi “sem precedentes”, com mais de 1.826 incêndios queimando 2,7 milhões de hectares (6,7 milhões de acres) de terra.

Em todo o Canadá, mais de 210 incêndios ainda estavam acontecendo na sexta-feira, com cerca de 29.000 pessoas evacuadas antes da ordem mais recente em Quebec, disse ele.

Nova SCotia
Houve mais de 210 incêndios ativos no Canadá na sexta-feira [Communications Nova Scotia/The Canadian Press via AP]

Stephane Lauzon, um membro do Parlamento de Quebec, disse em uma coletiva de imprensa em Ottawa que cerca de 100 incêndios estavam ocorrendo na província – “muitos mais do que ontem”.

“A situação está mudando rapidamente em Quebec”, disse Lauzon. Cerca de 20 desses incêndios foram classificados como fora de controle.

Incêndios ferozes devastaram recentemente a Nova Escócia, na costa atlântica do Canadá, depois que grandes explosões atingiram grandes áreas das províncias ocidentais de Alberta, Colômbia Britânica e Saskatchewan em meados de maio.

“Este é um momento assustador para muitas pessoas de costa a costa”, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau a repórteres na sexta-feira.

Os incêndios florestais são mais comuns no oeste do Canadá, mas as chamas ao longo da costa atlântica enfatizaram o clima cada vez mais extremo que o país tem enfrentado nos últimos anos em meio ao aumento das temperaturas globais.

Aproximadamente 200 casas foram destruídas e cerca de 20.000 moradores foram deslocados na Nova Escócia, onde ônibus cheios de moradores na sexta-feira foram levados em passeios pelos danos na maior cidade da província, Halifax.

O clima da Nova Escócia é fortemente influenciado pelo Oceano Atlântico Norte, que normalmente traz umidade mais alta e temperaturas mais moderadas do que muitas outras partes do país.

Embora os incêndios não sejam incomuns, eles tendem a ser muito menores do que os do oeste, com a região protegida em parte pela vasta Floresta Acadian de árvores de folhas largas que são menos inflamáveis ​​do que outras espécies.

No entanto, falando à agência de notícias Reuters, o meteorologista da Weather Network, Michael Carter, disse que a região recebeu pouca neve durante o inverno, seguida por uma primavera excepcionalmente seca, contribuindo para as chamas atuais.

Ellen Whitman, pesquisadora do Serviço Florestal Canadense, disse à agência de notícias que – embora seja difícil determinar o impacto das mudanças climáticas em uma única temporada de incêndios – as províncias atlânticas do Canadá têm estado muito mais quentes do que o normal. Os cientistas esperam que as temperaturas na região continuem subindo nos próximos anos.

Em todo o Canadá, a área queimada por incêndios florestais em 2023 é mais de 10 vezes a média normalmente queimada nesta época do ano, disse o ministro da Segurança Pública, Blair, na sexta-feira, referindo-se a pontos de dados da última década.

Pelo menos 93 dos incêndios ativos no país ainda foram rotulados como fora de controle, disse ele, acrescentando que 1.000 bombeiros da Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Estados Unidos chegaram ou estavam a caminho para reforçar os esforços de combate a incêndios.

Ottawa também começou a enviar militares para a Nova Escócia para ajudar, disse ele.

“A situação continua grave em todo o país”, disse Blair.

As previsões meteorológicas mostram que um período de ar mais frio e úmido estava se movendo para as regiões atlânticas do Canadá na sexta-feira, com especialistas esperando que as condições proporcionem um alívio das chamas.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa