Importância de um curso de Cardiologia para complementar os estudos

Saúde

O curso de Medicina, de um modo geral, apresenta uma quantidade enorme de assuntos, temas e matérias que precisam e merecem ser tratados. Contudo, os próprios professores e profissionais da área afirmam que seriam necessários mais alguns anos de graduação, além dos seis padrões e dos dois de especialização, para estudar tudo o que é necessário. Por esse motivo, um bom curso de Cardiologia pode ser uma excelente maneira de aprofundar o conhecimento.

Por que devo fazer um curso de Cardiologia à parte?

Primeiramente, entenda que é possível realizar cursos paralelos com a graduação. Por exemplo: dá para seguir um curso de Cardiologia separado da universidade para entender a área em profundidade. Claro que esse método exige ainda mais do aluno, mas também demonstra ser uma ótima saída para os estudantes que já sabem o que querem depois de graduado.

No entanto, mesmo os médicos formados devem manter o arcabouço teórico em dia. Os cardiologistas podem usufruir de um curso de Cardiologia para atualizar os conhecimentos e aprimorar as técnicas aplicadas no tratamento e atendimento dos pacientes.

Formação de Medicina pode gerar “gap” durante a faculdade

Como mencionado, são tantas teorias a serem ensinadas e aprendidas no período de faculdade que pode ocorrer um “gap” durante o curso e alguns temas passarem sem a absorção necessária.

Mesmo os alunos que não são especialistas em Cardiologia devem cuidar para que o tema seja analisado em profundidade e com riqueza de detalhes. Isso porque as doenças cardiovasculares ainda são as principais causas de óbito em todo o mundo. Não é diferente no Brasil, onde foram registradas 150 mil mortes apenas em 2021, demonstrando aumento de 7% em relação ao ano anterior. Os dados foram apresentados pela Associação dos registros de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil).

Imagine estar em um plantão e ter que socorrer um paciente com quadro de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Será que os conhecimentos apreendidos na graduação serão suficientes para lidar com um caso tão comum e grave quanto esse? Se você titubeou na hora de dar a resposta, um curso de Cardiologia pode vir bem a calhar na sua situação.

O que esperar e procurar em um bom curso da área

Para encontrar um ciclo de estudos que ofereça o que de fato precisa ser aprendido sobre o tema, é preciso saber quais pontos devem ser levados em consideração.

Confira alguns temas que devem ser abordados por um curso de cardiologia que tenha qualidade suficiente para aprimorar seus conhecimentos técnicos:

– Semiologia do Sistema Cardiovascular;

– Síndromes Cardiovasculares;

– Hipertensão Arterial;

– Choque e monitorização;

– Emergências hipertensivas;

– Doenças da aorta;

– Síncope;

– Emergências cardiovasculares;

– Miscelânea na cardiologia;

– Arritmias;

– Doenças do Pericárdio, Miocárdio e Endocárdio;

– Insuficiência Cardíaca (IC);

– Doenças vasculares periféricas e coronarianas;

– Doenças orovalvares.

Essas são apenas algumas das matérias que devem compor uma boa grade curricular. Lembre-se de averiguar o corpo docente e de certificar-se sobre a qualidade dos profissionais que ministram o curso em questão.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa