Hospital Infantil Lucídio Portella comemora 37 anos com fila de UTI zerada

Piauí

O Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) completou 37 anos de criação, nesta quinta-feira (16). A unidade de saúde é a única do estado especializada em pediatria, com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS). Totalmente reformado e com atendimento de excelência, o Hilp zerou a fila de espera por uma unidade de terapia intensiva (UTI).

A comemoração da data contou com solenidade que teve início às 7h, com alvorada musical apresentada pela Banda da Polícia Militar do Piauí, no Pátio Central do Hospital Infantil. O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, e o superintendente de Gestão da Rede de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo, participaram do evento, além de servidores, médicos, mães de pacientes e parlamentares.

Para o secretário da Saúde, o Hospital Infantil é referência. “Eu admiro demais quem trabalha aqui. Temos um hospital que não só trata como ensina as pessoas. Ao chegar à unidade, as pessoas se deparam com a mesma estrutura de um hospital particular ou até melhor. Temos serviços que só são feitos aqui, por exemplo”, afirmou Antonio Luiz.

O diretor-geral do Hospital Infantil, Ribamar Bandeira, disse que na data dos 37 anos “temos um hospital único com corpo clínico e servidores dedicados e hoje comemoramos muitas conquistas, como a fila para UTI zerada”.

Programa de Residência Médica

A data marcou ainda os 10 anos de implantação da Residência Médica em Cirurgia Pediátrica no Hilp, realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O diretor-geral do Hospital Infantil explica que a residência é a mais completa forma de especialização destinada a médicos que desejam atuar na área. “O sucesso desta iniciativa aqui no Hilp já soma gerações de especialistas bem capacitados para atender as demandas da população de todo o estado”, afirma Ribamar Bandeira.

Padrão para formação de especialistas – as vagas do Programa de Residência Médica disponibilizadas pelo hospital estão entre as mais disputadas do Piauí, com grande número de candidatos locais e de outros estados.

“A Residência Médica do Hilp já formou 14 cirurgiões pediátricos e mudou a realidade da cirurgia pediátrica no Piauí. Antes, só existiam cirurgiões pediátricos em Teresina e hoje, além de conseguirmos atender todos os hospitais da capital, estamos presentes também no interior. Somos referência no Brasil inteiro”, disse o cirurgião pediátrico Edinaldo Gonçalves Miranda, coordenador da residência.

Fonte: Governo PI

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa