Hospital de Amarante realiza 10 cirurgias no primeiro dia de funcionamento do novo Centro Cirúrgico

Amarante

O Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante, em Amarante, realizou 10 cirurgias no primeiro dia de funcionamento do novo Centro Cirúrgico, inaugurado na manhã desse domingo (27).

Com o emprego de novas tecnologias, o centro possibilita intervenções de baixa e média complexidades, podendo, agora, atender Amarante e os municípios do Território Entre Rios.

Coordenada pelo médico amarantino e cirurgião-chefe, Dr. Vinícius Nascimento, que é diretor do Hospital Infantil – em Teresina – a equipe responsável pelas intervenções estava composta por quatro cirurgiões, sendo dois cirurgiões-chefe e dois auxiliares.

“Todo o trabalho, para alcançar esse ponto, teve início há algum tempo quando foi iniciada a reestruturação da rede e do hospital, melhorando as condições sanitárias, colocando mobília adequada, respeitando normas sanitárias, montando uma central de material esterilizado dentro dos padrões e equipando a sala de cirurgia de modo a oferecer segurança aos pacientes”, explicou Dr. Vinícius.

Previamente, foram realizados os ambulatórios, quando foram atendidos em torno de 80 pacientes em dois dias, intercalados em dois meses. “Daí surgiram as demandas de pacientes que foram para a fila e outros pacientes que vinham aguardando também, que passaram a compor esse número de pacientes que realizamos as cirurgias”, completou.

Uma das pacientes, que teve preservada sua identidade, segundo Dr. Vinícius, estava há muito tempo na fila de espera e teria que ir para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, pois estava sentindo dores, com limitação funcional na mão, sem conseguir trabalhar, com risco de lesão no tendão, podendo perder a função do polegar.

“Imagine o que isso, sem dúvida, vai impactar a longo prazo! A quantidade de pessoas que vão ser tratadas em Amarante e na região e que vão deixar de se deslocar a Teresina é expressiva, considerando também que o tempo do procedimento vai ser muito mais curto. Um hospital regional como o de Amarante tem uma importância significativa na vida do usuário do SUS. As crianças que nascerem com alguma deformidade que precise de um tratamento de urgência, em pouco tempo poderá ser feito em Amarante”, finalizou.

O ato solene de inauguração do Centro Cirúrgico contou com a presença da diretora Nayra Camila e de convidados como o deputado estadual, Dr. Francisco Costa, o vice-prefeito Mateus Vilarinho e a vereadora Mylana Vilarinho, além de funcionários da unidade de saúde.

Fotos abaixo: Leomar Duarte | Somos Notícia novo centro cirúrgico de amarante

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa