Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 506

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 506

Internacional

À medida que o conflito entra no seu 506º dia, estes são os principais desenvolvimentos.

Aqui está a situação na sexta-feira, 14 de julho de 2023.

Brigando

  • Autoridades ucranianas disseram que as defesas aéreas derrubaram 20 drones russos de fabricação iraniana. Os destroços atingiram quatro distritos de Kiev, ferindo duas pessoas e destruindo várias casas. Os militares ucranianos disseram que também interceptaram dois mísseis de cruzeiro russos.
  • O bombardeio russo matou três pessoas – uma mulher de 85 anos na região sul de Kherson, um homem de 40 anos na região sul de Zaporizhia e um morador de 60 anos de uma vila na região norte de Sumy.
  • A liderança militar de Moscou demitiu o major-general Ivan Popov, comandante-em-chefe do 58º Exército de Armas Combinadas da Rússia que lutava no sul da Ucrânia depois de criticar a estratégia do campo de batalha e expressar preocupação com suas tropas lutando sem descanso.
  • O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o fornecimento ocidental de novas armas para a Ucrânia seria um “alvo prioritário” para as forças russas que lutam no país. Ele insistiu que as armas não mudariam nada no campo de batalha e apenas aumentariam ainda mais o conflito.
  • O chefe nuclear da Rússia disse que apenas “um completo idiota” seria imprudente o suficiente para explodir a usina nuclear de Zaporizhzhia em meio a alegações ucranianas de que Moscou estava planejando um ataque. A Rússia ocupou o local desde as primeiras semanas de sua invasão.
  • O grupo mercenário Wagner não está mais envolvido em operações militares na Ucrânia de forma significativa, disse o Pentágono, mais de duas semanas depois que o grupo encenou um motim armado de curta duração na Rússia. Wagner desempenhou um papel fundamental na captura de Bakhmut pela Rússia em maio.
  • Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, na Rússia, disse que bombardeios foram relatados em várias aldeias perto da fronteira ucraniana. Um homem ficou ferido.

Diplomacia

  • Putin ameaçou retirar-se do acordo de grãos do Mar Negro, que permite a exportação segura de grãos e fertilizantes ucranianos dos portos do Mar Negro e deve expirar na segunda-feira. Moscou repetidamente ameaçou bloquear a extensão do acordo sobre aspectos de sua implementação que afetam as próprias exportações da Rússia. O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, sugeriu um acordo, enquanto a Comissão Europeia disse que está trabalhando com a ONU e a Turquia, que ajudaram a intermediar o acordo original, para que ele seja estendido. Em uma entrevista televisionada, Putin disse que nada foi feito para atender às preocupações da Rússia. “Vamos pensar no que fazer. Temos mais alguns dias”, disse.
  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, saudou o resultado da rápida cúpula da OTAN em Vilnius. “Pela primeira vez desde nossa independência, estabelecemos uma base de segurança para a Ucrânia em seu caminho para a OTAN”, disse Zelenskyy em um vídeo postado no Twitter. “São garantias concretas de segurança confirmadas pelas sete maiores democracias do mundo. Nunca antes tivemos uma base tão segura e está ao nível do G7.”
  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a OTAN nunca foi tão forte depois de prometer mais pacotes de defesa à Ucrânia para conter a invasão da Rússia. Biden falava na Finlândia, o mais novo membro da aliança de segurança.
  • A Alemanha disse que a China não é confiável em sua defesa da integridade territorial da Ucrânia. “A propaganda chinesa está ampliando as narrativas da Rússia sobre sua guerra ilegal de agressão contra a Ucrânia”, disse Berlin em seu novo documento de estratégia para a China. Pequim não condenou a invasão de Moscou em fevereiro de 2022.
  • O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que discutiu a Ucrânia com o principal diplomata da China, Wang Yi, à margem de uma reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) na Indonésia. “Uma troca de pontos de vista ocorreu sobre a situação atual em torno da crise ucraniana. Foi dada atenção à avaliação dos esforços da comunidade internacional para lançar um processo de negociação pacífica na Ucrânia”, afirmou o ministério em comunicado.
  • Biden disse que estava falando sério sobre uma troca de prisioneiros pelo jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich, que está detido na Rússia há mais de 100 dias. “Esse processo está em andamento”, disse ele a repórteres.
  • O braço de empréstimos da União Europeia revelou um novo fundo no valor de 400 milhões de euros (US$ 447 milhões) para gastar na reconstrução da Ucrânia antes que o plano de reconstrução de longo prazo do bloco entre em ação.

armas

  • O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse que as reuniões na cúpula da OTAN em Vilnius foram “muito produtivas” para a Ucrânia e que os aliados prometeram mais de 1,5 bilhão de euros (US$ 1,68 bilhão) em ajuda militar.
  • Os militares ucranianos e o Pentágono disseram que as primeiras munições cluster dos EUA chegaram ao país. Valeryi Shershen, porta-voz do comando militar de Tavria no sul da Ucrânia, disse à televisão ucraniana que as controversas bombas estavam “nas mãos de nossas forças de defesa”. Mais de 100 países proibiram as armas, que normalmente liberam um grande número de bombas que podem matar indiscriminadamente em uma ampla área. Aqueles que não explodem podem representar um perigo por décadas.
  • O Ministério da Defesa britânico disse que as forças russas estavam usando carros blindados “antiquados” como explosivos. O ministério disse que as unidades chechenas provavelmente foram pioneiras na tática.
  • O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Lavrov, disse que Moscou considerará os caças F-16 enviados à Ucrânia como uma ameaça “nuclear” porque eles são capazes de transportar armas atômicas. A Holanda e a Dinamarca estão liderando um programa de treinamento de F-16 para pilotos ucranianos que começará em agosto.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa