Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 487

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 487

Internacional

À medida que a guerra entra no seu 487º dia, estes são os principais desenvolvimentos.

Esta é a situação no domingo, 25 de junho de 2023.

motim wagneriano

  • A Rússia mergulhou em uma crise depois que Yevgeny Prigozhin, o chefe de 62 anos do grupo mercenário Wagner, iniciou um motim armado. Prigozhin tornou-se cada vez mais crítico dos chefes de defesa da Rússia nos últimos meses, postando tiradas raivosas em seu canal no Telegram.
  • Prigozhin disse que assumiu o controle do quartel-general do Distrito Militar do Sul da Rússia em Rostov-on-Don, perto da fronteira com a Ucrânia. Suas tropas começaram a seguir para o norte ao longo da rodovia de 1.100 km (680 milhas) até Moscou, a capital russa.
  • Um “estado de emergência antiterrorista foi declarado em Moscou e na região sudoeste de Voronezh enquanto as tropas de Wagner avançavam. O prefeito Sergey Sobyanin disse que as medidas “antiterroristas” foram intensificadas na capital russa e alguns veículos blindados foram vistos nas ruas.
  • Em um discurso de emergência televisionado à nação, o presidente russo, Vladimir Putin, descreveu o motim como “traição”. Ele prometeu tomar “ações decisivas” contra qualquer um que pegasse em armas contra os militares russos. Prigozhin, às vezes conhecido como “chef de Putin”, conheceu o líder russo em São Petersburgo na década de 1990, quando Putin era vice-prefeito e Prigozhin tinha um restaurante.
  • O líder checheno Ramzan Kadyrov disse que suas forças estavam prontas para ajudar a acabar com o motim e chamou o comportamento de Prigozhin de “uma faca nas costas”.
  • À medida que a crise se desenrolava, Putin falou ao telefone com o presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko, o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, e o presidente do Cazaquistão, Kassym Jomart-Tokayev, segundo a agência de notícias estatal russa TASS.
  • O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que também conversou com Putin e que a Turquia está pronta para ajudar a buscar uma “resolução pacífica” para a rebelião.
  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que o movimento de Wagner mostrava a fraqueza da Rússia e que quanto mais Moscou continuasse sua guerra na Ucrânia, mais caos atrairia para casa. “A fraqueza da Rússia é óbvia. Fraqueza em grande escala”, escreveu Zelenskyy no Twitter.
  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discutiu a situação na Rússia com o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Olaf Scholz e o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, segundo a Casa Branca. Eles também reafirmaram seu “apoio inabalável à Ucrânia”.
  • Helicópteros militares russos abriram fogo contra um comboio Wagner de transporte de tropas e pelo menos um tanque em um caminhão baixo que avançava pela cidade de Voronezh.
  • O governador Igor Artamonov disse que os mercenários de Wagner estavam “se movendo” pela região de Lipetsk, cerca de 400 quilômetros ao sul de Moscou, e pediu aos moradores que fiquem em casa.
  • A mídia russa informou que vários helicópteros e um avião militar de comunicações foram abatidos pelas tropas de Wagner durante o levante de curta duração. O Kremlin não respondeu às perguntas sobre as perdas, encaminhando as perguntas ao Ministério da Defesa.
  • Na noite de sábado, após mediação com o presidente da Bielo-Rússia, Lukashenko, Prigozhin ordenou que seus combatentes voltassem para suas bases. As forças mercenárias avançaram para 200 km (125 milhas) de Moscou, disse ele. As tropas de Wagner também foram vistas saindo de Rostov.
  • O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Prigozhin se mudaria para a Bielo-Rússia sob o acordo de Lukashenko, e nem o chefe de Wagner nem suas forças enfrentariam processos pelo motim. Os soldados de Wagner que não aderiram ao levante conseguiriam contratos com o Ministério da Defesa, acrescentou. Peskov disse que o acordo reflete o desejo de Putin de “evitar derramamento de sangue e confronto interno com resultados imprevisíveis”.

Lutando na Ucrânia

  • A Rússia lançou uma onda de ataques com mísseis contra alvos na Ucrânia. Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, disse que as defesas aéreas na capital “detectaram e destruíram mais de 20 mísseis”, mas destroços causaram um incêndio em um prédio de 24 andares, sete pessoas ficaram feridas e cerca de 40 carros foram danificados. . O prefeito do Dnipro, Borys Filatov, disse que “várias casas foram completamente destruídas”, enquanto na cidade de Kharkiv um gasoduto foi destruído, causando um incêndio, mas sem vítimas, segundo o governador regional Oleh Sinegubov. A força aérea ucraniana também relatou ataques de mísseis russos na direção das regiões do norte de Sumy e Poltava.
  • A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, disse que suas forças armadas fizeram avanços perto de Bakhmut, um dos pontos focais dos combates na frente oriental, e em uma área mais ao sul. “Em todas essas áreas, fizemos avanços”, escreveu Maliar no Telegram.
  • O comandante-em-chefe militar de Kiev, Valery Zaluzhny, disse ao chefe dos chefes conjuntos dos EUA, general Mark Milley, que a contra-ofensiva da Ucrânia contra as tropas russas invasoras “estava indo de acordo com o planejado”.
  • Peskov, do Kremlin, disse que o motim de Wagner não afetaria a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia.

Diplomacia

  • A Dinamarca acolheu um encontro organizado pela Ucrânia, reunindo várias nações, incluindo as que se mantiveram neutras face à invasão russa, para discutir um caminho para uma “paz justa e duradoura”, disse à agência de notícias AFP um responsável ocidental sob condição de anonimato.

armas

  • Zelenskyy da Ucrânia reiterou a necessidade de a Ucrânia ter “todas as armas necessárias para a defesa”, incluindo caças F-16 e Sistemas de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS).


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa