Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 475

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 475

Internacional

À medida que a guerra entra no seu 475º dia, estes são os principais desenvolvimentos.

Esta é a situação na terça-feira, 12 de junho de 2023

Brigando

  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse que suas forças estão progredindo e infligindo perdas à Rússia em meio à chuva e combates ferozes.
  • A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse que os militares ucranianos retomaram sete aldeias de 90 quilômetros quadrados (35 milhas quadradas) dos russos no leste da Ucrânia.
  • O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, não confirmou nenhum avanço ucraniano, dizendo que suas forças repeliram ataques de tropas ucranianas nas regiões de Donetsk e Zaporizhia.
  • O ministério disse que assinou um contrato com o grupo Akhmat de forças especiais chechenas depois de ordenar que todos os exércitos privados que lutam pela Rússia o façam até 1º de julho.
  • O governador de Zaporizhia, Yuri Malashko, disse que pelo menos uma pessoa foi morta e outra ferida em um ataque russo na cidade de Orikhiv.
  • O governador ucraniano de Donetsk, Pavlov Kyrylenko, disse que duas pessoas ficaram feridas em Avdiivka depois que a Rússia bombardeou a Casa da Cultura e arranha-céus residenciais.
  • O ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, disse que 41 pessoas ainda estão desaparecidas nas enchentes causadas pelo rompimento da barragem de Nova Kakhovka. Dez pessoas já foram confirmadas mortas na região sul de Kherson.

Diplomacia

  • França, Alemanha e Polônia mostraram seu apoio à contra-ofensiva da Ucrânia com o presidente francês Emmanuel Macron prometendo que “a Ucrânia não será conquistada”.
  • Os líderes de sete países africanos podem visitar a Ucrânia e a Rússia esta semana para discutir uma iniciativa de paz, informou a agência de notícias russa TASS.
  • O secretário de Estado, Antony Blinken, disse que os Estados Unidos estão trabalhando para obter acesso consular ao cidadão americano detido Travis Leake. Leake, um ex-músico, foi preso em Moscou no sábado por porte de drogas.
  • O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse estar preocupado com o fato de a Rússia deixar a Iniciativa de Grãos do Mar Negro (BSGI) em 17 de julho. Moscou ameaçou desistir do acordo, que permite à Ucrânia exportar seus produtos agrícolas de seus portos no Mar Negro, um número de vezes.
  • O presidente russo, Vladimir Putin, visitou soldados russos feridos na Ucrânia em um raro encontro cara a cara com soldados comuns na Clínica Militar Central Vishnevsky nos arredores de Moscou para comemorar o feriado do Dia da Rússia.
  • A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) disse que permitirá que atletas da Rússia e da Bielo-Rússia participem de competições a partir de 2024, abrindo caminho para uma participação nas Olimpíadas.

armas

  • Pilotos ucranianos podem começar a treinar em caças F-16 ainda neste verão, disse o ministro da Defesa holandês à agência de notícias Reuters. Ela não especificou um mês, mas disse que todo o programa de treinamento deve estar totalmente operacional dentro de seis meses.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa