Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 455

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 455

Internacional

À medida que a guerra entra no seu 455º dia, analisamos os principais desenvolvimentos.

Aqui está a situação na quarta-feira, 24 de maio de 2023.

Brigando

  • A Rússia culpou a Ucrânia por um ataque na cidade fronteiriça de Belgorod e disse que matou dezenas de agressores em uma “operação de contraterrorismo”.
  • A Ucrânia negou as acusações da Rússia, com a inteligência militar ucraniana dizendo que dois grupos armados da oposição russa – a Legião da Liberdade da Rússia e o Corpo de Voluntários Russos, composto por cidadãos russos – foram os responsáveis.
  • As forças ucranianas ainda controlam a borda sudoeste de Bakhmut, e os combates na própria cidade diminuíram, disse a vice-ministra ucraniana da Defesa, Hanna Maliar. Bakhmut, uma cidade de mineração de sal que já teve uma população de 70.000 pessoas, foi palco da batalha mais longa e sangrenta desde que a Rússia iniciou sua invasão em grande escala da Ucrânia, 15 meses atrás.
  • Três aldeias na região de Kursk, na Rússia, na fronteira com a Ucrânia, ficaram sem energia na terça-feira depois que um drone lançou explosivos em uma subestação elétrica, disse o governador da região.
  • O Serviço de Segurança do Estado da Ucrânia (SBU) disse que iniciou uma investigação criminal sobre Andrey Ruzinsky, um comandante russo que ajudou a liderar a ocupação militar do leste da Ucrânia.
  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, visitou as tropas na linha de frente em Donetsk depois de retornar de uma viagem ao Japão e à Arábia Saudita no fim de semana.

Diplomacia

  • O húngaro Viktor Orban disse em um fórum no Catar que é improvável que as tropas ucranianas vençam a guerra contra a Rússia e que o conflito representa “o fracasso do mundo”.
  • O escritório do procurador-geral na Ucrânia disse que está investigando o suposto papel da Bielo-Rússia na transferência forçada de crianças de territórios ucranianos ocupados pela Rússia.
  • O presidente Joe Biden está profundamente preocupado com a decisão do serviço de segurança russo de estender a detenção do repórter do Wall Street Journal Evan Gershkovich, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.
  • O porto ucraniano de Pivdennyi interrompeu as operações porque a Rússia não está permitindo a entrada de navios, afetando o prometido transporte seguro das exportações de grãos sob o acordo do Mar Negro, disse o vice-ministro ucraniano da Renovação, Yuriy Vaskov, à agência de notícias Reuters.
  • A estatal tcheca Mero, empresa de energia, disse que assinou um acordo para acabar com a dependência do país do petróleo russo. A Mero financiará uma expansão de US$ 73 milhões do Oleoduto Transalpino (TAL), que fornece petróleo do porto italiano de Trieste para a Europa central.
  • A embaixada da Rússia na Noruega criticou uma visita planejada de um porta-aviões dos EUA a Oslo como uma demonstração de força “ilógica e prejudicial”. O USS General Ford de 337 metros (1.106 pés) está programado para atracar na capital norueguesa esta semana.
  • O ministro do Interior russo sancionado, Vladimir Kolokoltsev, visitou a Arábia Saudita.

Armamento

  • A Polônia está pronta para treinar pilotos ucranianos para pilotar caças F-16, disse o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak.
  • O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, disse que a Alemanha está estudando opções para apoiar uma coalizão de países que planejam treinar pilotos ucranianos em F-16.
  • Os países da União Europeia enviaram 220.000 projéteis de artilharia e 1.300 mísseis para a Ucrânia sob um plano acordado por ministros em março, disse o chefe de política externa do bloco.
  • O ex-presidente russo Dmitry Medvedev alertou as potências ocidentais contra o envio de mais armas para a Ucrânia, dizendo que as remessas aumentam o risco de um “apocalipse nuclear”.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Macedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa