Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 432

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 432

Internacional

À medida que a guerra entra em seu 432º dia, damos uma olhada nos principais desenvolvimentos.

Aqui está a situação na segunda-feira, 1º de maio de 2023:

Brigando

  • O Ministério da Defesa da Rússia disse que as forças russas assumiram o controle de novas áreas da cidade oriental de Bakhmut.
  • O chefe do grupo de mercenários Wagner da Rússia ameaçou retirar suas tropas de Bakhmut por causa do aumento das baixas.
  • Um porta-voz militar ucraniano disse que Kiev continua no controle de uma importante rota de abastecimento para Bakhmut. A “estrada da vida” é uma estrada vital entre a cidade em ruínas e a cidade vizinha de Chasiv Yar, a oeste – uma distância de cerca de 17 km (11 milhas).
  • Pelo menos quatro civis foram mortos e dois feridos como resultado de supostos projéteis ucranianos atingindo uma vila na região russa de Bryansk, disse o governador regional.
  • A Rússia disse que um ataque de drone causou um incêndio em uma instalação de armazenamento de combustível no porto de Sevastopol, na Crimeia. Andriy Yusov, um oficial da inteligência militar ucraniana falando ao RBC Ukraine, disse que mais de 10 tanques de derivados de petróleo foram destruídos sem assumir a responsabilidade pelo ataque.
  • O exército russo substituiu seu general de mais alta patente encarregado da logística antes de uma esperada contra-ofensiva de Kiev. A declaração do Ministério da Defesa russo não disse por que Mikhail Mizintsev foi substituído após apenas sete meses no cargo.

Diplomacia

  • O papa Francisco pediu aos húngaros que abram suas portas para os outros ao encerrar sua visita de fim de semana com um apelo para que a Europa receba refugiados, migrantes e pobres, e pelo fim da guerra da Rússia na Ucrânia.
  • O vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andriy Melnyk, descreveu a possibilidade de a China assumir um papel de mediação na guerra da Ucrânia como “não irrealista”. O ex-embaixador ucraniano na Alemanha disse que, para Kiev, a retirada de todas as tropas russas era uma necessidade.
  • O presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, falaram por telefone no domingo e discutiram as necessidades militares da Ucrânia, disseram ambos os lados.
  • A Rússia declarou que responderia duramente ao que disse ser a apreensão “ilegal” pela Polônia de sua escola da embaixada em Varsóvia.
  • Esgrimistas ucranianos, reunidos em Paris para um campo de treinamento, disseram que não competiriam contra russos e bielorrussos depois que eles fossem readmitidos em competições internacionais.
  • A recomendação do Comitê Olímpico Internacional de permitir que atletas russos e bielorrussos retornem às competições internacionais como neutros é “excessiva e discriminatória”, disse a comissão de atletas do Comitê Olímpico Russo.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa