fraude em concurso público

Grupo suspeito de fraude em concurso público vira alvo de investigação no Maranhão; seis foram presos

Polícia

A Polícia Civil do Maranhão(PC-MA) deflagrou, na manhã desta sexta-feira(21), uma operação policial intitulada “Gabarito” com objetivo de desarticular um grupo suspeito de fraude em concurso público da Guarda Municipal de Fortuna ocorrido em 2022. A missão dos 44 policiais civis envolvidos na ação era cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra alvos investigados por integrarem o esquema criminoso nas cidades de Itapecuru-Mirim e Pedro do Rosário.

Ao total, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão.  Além disso, três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido (art. 12, do Estatuto do Desarmamento) e por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, devido a apreensão de dois revólveres de calibre 38 e uma pistola Glock de calibre 9mm.

Imagem de parte do material apreendido na Operação Gabarito.

Segundo as investigações da Delegacia de Polícia da cidade de São Domingos do Maranhão, um dos alvos, de 37 anos, residente na cidade de Itapecuru-Mirim, participou de diversos concursos públicos, especialmente aqueles para ingresso em Guarda Municipal de Fortuna, onde com o uso de documentos falsificados realizava as provas em nome de candidatos inscritos no certame.

Na residência dele, os policiais encontraram 18 documentos do tipo RG com indícios de falsificação, os quais possivelmente foram utilizados em outras fraudes em concursos públicos. Além disso, o investigado também compartilhava o gabarito de sua prova com outros envolvidos no esquema criminoso.

Grupo suspeito de fraude em concurso público vira alvo de investigação no MA
Grupo suspeito de fraude em concurso público vira alvo de investigação no MA

Ainda de acordo com as investigações, o último concurso da Guarda Municipal de Fortuna, com a atuação do criminoso, a Polícia Civil constatou que pelo menos cinco candidatos conseguiram a aprovação no certame com a ajuda dele e de outros envolvidos.

Há indícios de envolvimento do bando criminoso em outros concursos no Estado do Maranhão, devendo o compartilhamento do elemento de informação com outros órgãos de polícia judiciária auxiliar no desmantelamento de outras fraudes em certames recentes.

Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados à unidade prisional de Itapecuru-Mirim, onde devem permanecer à disposição da justiça da Comarca de São Domingos do Maranhão.

Fonte: Polícia Civil do Maranhão

Compartilhe este post
Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário