Usuários do WhatsApp estão sendo vítimas de um novo golpe que está circulando na rede com informações de liberação de saques de até R$ 1.900,00 de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os golpistas dizem que tem direito ao benefício todo aquele que trabalhou no regime CLT entre 1998 e 2018. O usuário deve estar atento para não ser uma vítima da quadrilha.
O laboratório de segurança da PSafe, que é especializado no desenvolvimento de aplicativos de segurança digital foi quem identificou o golpe.
O criminoso quando envia o ataque ao dispositivo do usuário, inicia uma série de questionamentos acerca da vida profissional como “Você está registrado atualmente?” e “É maior de 18 anos?”.
De acordo com a PSafe, uma nova janela se abre confirmando o direito de receber o dinheiro. Para que o usuário receba uma lista supostamente completa dos beneficiários, o usuário precisa compartilhar a página com os amigos, o que permite que o cibercriminoso dissemine com maior velocidade o seu golpe, alcançando um número maior de vítimas.
Com o intuito de dar mais realismo ao ataque, os hackers fazem comentários de falsos beneficiários dizendo “acabei de sacar o meu”, “deu certo comigo” como também “meu nome está na lista, vou sacar!”
Mais de 70 mil usuários do aplicativo Dfndr Security foram impedidos de acessar a nova armadilha, que está no ar há poucos dias.
O diretor da Dfndr Lab, Emílio Simoni, disse que o objetivo desse golpe é encaminhar o usuário a se cadastrar em serviços de SMS pago. “A partir do momento em que esse cadastro ocorre, a vítima fica vulnerável a cobranças indevidas”, diz. “É importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem às marcas mencionadas”, afirma Simoni.