Economia
Fiesp: 66% das indústrias de SP não buscaram crédito em 2022
Economia
A alta da taxa de juros desestimulou a busca por crédito, apontou o levantamento Rumos da Indústria Paulista, que foi divulgado hoje (4) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Segundo o levantamento, 66,8% das indústrias de São Paulo não buscaram crédito em 2022. Entre os principais motivos alegados para que a empresa não buscasse crédito neste ano apareceram o fato dela não ver necessidade nesse momento (71%), seguida pela elevada taxa de juros (18%). Já entre os que buscaram linhas de crédito, a maior parte se referiu a capital de giro e antecipação de recebíveis.
Para 71% das grandes empresas e 50% das micro, pequenas e médias indústrias, a taxa de juros que vem sendo praticada em 2022 é muito pior do que a que vinha sendo aplicada no ano passado.
A pesquisa apontou ainda que 61,8% dos entrevistados não enxergam a possibilidade de buscar instituições financeiras ainda neste ano para obtenção de crédito, empréstimo ou financiamento.
O levantamento foi feito entre os dias 16 de maio e 3 de junho com 317 indústrias de transformação do estado de São Paulo.
Edição: Aline Leal
Fonte: EBC Economia

Economia
Não é verdade que bancos perdem dinheiro com PIX, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC) do Brasil, Roberto Campos Neto, disse hoje (11) que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o PIX. De acordo com ele, as instituições financeiras participaram do desenvolvimento da ferramenta de pagamento. Além disso, as eventuais perdas de receita nas transações são compensadas pela abertura de novas contas bancárias e pela menor circulação de papel-moeda.
“Eu quero já dizer que não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o PIX. Inclusive, a gente deve, em algum momento, soltar algum tipo de estudo mostrando isso. Você tem uma perda de receita em transferência, mas, por outro lado, novas contas são abertas, novos modelos de negócio são gerados, você retira dinheiro de circulação, o que é um custo enorme para o banco, você aumenta a transação, então o transacional aumenta”, disse, em palestra na 32ª edição da Febraban Tech, evento da Federação Brasileira de Bancos, na capital paulista.
O presidente do BC ressaltou que os bancos entenderam, no processo de construção do PIX, que o sistema seria de “ganha-ganha”, ou seja, todos os participantes sairiam no lucro, e ajudaram na divulgação da ferramenta. “O sistema foi construído por todo o sistema financeiro. Os bancos ajudaram muito, botaram propaganda bonita, fizeram um marketing muito bom.”
Campos Neto ressaltou que a intenção do BC é aumentar a participação da sociedade no sistema bancário nacional. “A gente quer ´bancarizar’, a gente quer competição com inclusão, não é sobre se está ganhando ou está perdendo, todo mundo está ganhando.”
Edição: Lílian Beraldo
Fonte: EBC Economia
-
Amarante4 dias atrás
Fake News compartilhada em Amarante dificulta trabalho dos recenseadores do IBGE durante o Censo 2022
-
Amarante7 dias atrás
Inauguração da UBS Auta Rosa, missa e shows finalizam comemorações do aniversário de 151 anos de Amarante
-
São Francisco do Maranhão5 dias atrás
Vereadora Roseanne Almeida realiza roda de conversa sobre autismo, em São Francisco do Maranhão
-
São Francisco do Maranhão3 dias atrás
Confira os jogos desse fim de semana pelo I Campeonato de Futebol Amador de São Francisco do MA
-
Amarante4 dias atrás
Prefeitura de Amarante e Sebrae-PI convidam empresários para oficina de análise DAFO nesta quarta-feira
-
Amarante1 dia atrás
Prefeitura de Amarante e Sebrae-PI reúnem bancos e empresários para palestra sobre linhas de crédito
-
Água Branca3 dias atrás
Água Branca e Curralinhos aderem ao Projeto Zero Lixões – por um Piauí mais limpo
-
Polícia5 dias atrás
Suspeito de assaltos morre em Teresina com pelo menos três tiros no tórax