Este fim de semana foi marcado por uma jornada náutica que combinou aventura e conscientização ambiental. O evento, denominado “Expedição do Papagaio”, foi organizado por Fábio Oliveira e Fernando Oliveira e conduzido pelo grupo Louco das Águas, que é composto por apaixonados pelas águas de Teresina. Os participantes empreenderam uma viagem pelo rio Parnaíba, partindo da capital piauiense até Amarante, com retorno programado para este domingo (14).
O Rio Parnaíba, vital para a região, enfrenta desafios que ameaçam sua navegabilidade futura. Esta expedição, portanto, segundo a organização, não foi apenas uma aventura, mas também um chamado à ação para a preservação do importante recurso natural. O evento contou com a participação de 17 embarcações, incluindo 10 lanchas e 7 jet-skis.
Fernando Fonseca, um dos entrevistados do Somos Notícia, destacou a importância da expedição: “Queremos apreciar a beleza natural do nosso rio, mas também chamar a atenção para a urgência de preservá-lo. É fundamental que as autoridades e a comunidade local se mobilizem para garantir que as futuras gerações possam também desfrutar deste patrimônio.”
A expedição teve um impacto significativo em Amarante, especialmente no setor de turismo. Flaviano Lira, secretário municipal de Cultura e Turismo, ressaltou os benefícios trazidos pelo evento: “É um evento muito importante para a nossa cidade. Já estamos com os hotéis lotados. Nós agradecemos muito à equipe que está nos visitando, implementando o turismo náutico, em Amarante. Nessa ocasião, os turistas visitaram o nosso novo Mirante, que é principal cartão postal da nossa cidade.”
A “Expedição do Papagaio” , segundo Flaviano Lira, deixou uma marca positiva, “mostrando como o esporte e a aventura podem ser aliados poderosos na luta pela sustentabilidade ambiental”.
Fotos: Leomar Duarte | Instagram: @leomarduarte_
Compartilhe este post