Excesso de álcool e seu impacto na saúde bucal

Saúde

Manter uma saúde bucal adequada e equilibrada é muito importante para uma maior qualidade de vida, e para que isso aconteça é necessário cuidar de muitos aspectos, principalmente a alimentação e o consumo de bebidas, que podem gerar impactos na saúde bucal.

As bebidas alcoólicas, mesmo que consumidas de forma social, podem causar uma série de danos aos dentes e à saúde bucal como um todo, principalmente por conta do teor alcoólico, aumento da presença de açúcar e elementos ácidos.

No presente artigo abordaremos sobre os impactos da bebida alcoólica na saúde dos dentes e da boca e como eles podem interferir em procedimentos odontológicos em andamento como o clareamento dental

Danos que o álcool pode trazer a saúde bucal

Quando nos referimos a saúde bucal, muitas pessoas sabem alguns componentes que podem prejudicá-la, como a ausência de uma boa escovação. 

Contudo, apenas 16% consideram as bebidas alcoólicas como um fator prejudicial à boca e aos dentes. Esses dados são do jornal britânico Daily Mail

Entretanto, muitos cientistas alertam que apenas uma taça de vinho pode causar uma série de complicações na boca, como:

  • Boca seca;
  • Diminuição do cálcio dos dentes;
  • Aumento do risco de câncer;
  • Mau hálito.

Pessoas que possuem algum tratamento dentário em andamento, como o aparelho ortodôntico, também podem sentir com mais intensidade os efeitos das bebidas alcoólicas. 

No tópico abaixo abordaremos alguns danos que ocorrem na boca e nos dentes e que tem como potencializador as bebidas alcoólicas.

  1. Acidez em excesso

As bebidas alcoólicas, em grande parte são ácidas, e , por conta disso, podem causar problemas na estrutura dos dentes e do esmalte, os enfraquecendo. 

Isso acontece porque a camada protetora de cálcio da superfície, o esmalte dental, é dissolvida. 

Para que essa acidez diminua, é possível incluir cubos de gelo nas bebidas e, depois do consumo, é importante enxaguar a boca com água. 

  1. Mau hálito

Ao consumir bebidas alcoólicas, o teor alcoólico desidrata a boca e reduz o fluxo de saliva.

Esse fator é prejudicial à saúde bucal, principalmente porque  a saliva colabora no combate às bactérias da boca.

Quando isso acontece, os microrganismos se desenvolvem de uma forma mais rápida, o que acaba causando mau hálito. 

Para evitar o mau hálito durante o consumo da bebida alcoólica, é importante intercalar os drinques com água e chicletes sem açúcar.

Esses procedimentos permitem que a boca seja estimulada na produção de saliva, até que seja possível higienizar a cavidade oral adequadamente.

  1. Manchas e dor 

Bebidas escuras como o vinho (alcoólica) e o café (não alcoólica) são compostas por muita pigmentação, de modo que os dentes podem sofrer com o escurecimento ou amarelamento dos dentes. Por isso, é recomendado evitar o consumo contínuo dessas bebidas.

Caso os seus dentes estejam muito amarelados ou escurecidos é importante procurar um cirurgião-dentista para que se faça um procedimento para o seu clareamento. 

É importante lembrar que os procedimentos de clareamento dentário não se aplicam em pessoas que utilizam implante dentário. Por isso, para essas pessoas, é recomendado continuar com uma boa escovação.

  1. Cáries

Muitas bebidas alcoólicas são doces, entre as quais podemos citar: batidas com leite condensado, licores, drinks (como caipirinhas cheias de açúcar) e, por conta dessas composições, podem ser um dos causadores e potencializadores das cáries.

Assim, após o consumo de bebidas é importante escovar os dentes. 

Os dentistas também dizem que beber drinques com canudo é uma alternativa para que os açúcares não entrem em contato direto com os dentes, o que ocorreria na ingestão tradicional – já que o dente atua como uma barreira.

Excesso de álcool e seu impacto na saúde bucal

Dicas para a prevenção dos dentes

Uma das melhores formas de garantir uma boa saúde bucal é a escovação. Essa atividade é a melhor forma de manter um sorriso saudável.

Os fios dentais e a escovação evitam que os efeitos do álcool sejam potencializados. 

Também é importante evitar o consumo de bebidas durante a noite e, caso ocorra, é preciso fazer uma escovação ainda mais profunda, já que o período noturno é mais favorável à proliferação de bactérias.

Assim, entendemos que para manter uma saúde bucal saudável é importante evitar o consumo de álcool durante a noite e reduzir durante o dia, bem como o controle da dieta.

É necessário que a higienização dos dentes seja contínua, para que procedimentos invasivos sejam evitados, bem como evitar o acúmulo de cáries e perda dental.

Contudo, caso o dente seja atingido profundamente, a extração de dente pode ser necessária, demandando cuidados para evitar o comprometimento da área. Somente assim é possível ter um sorriso bonito e saudável.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário