Evento marca aniversário de 131 anos do MPPI

Piauí

O aniversário de 131 anos do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) foi celebrado, nesta sexta-feira (26), na sede ministerial situada na zona leste de Teresina, com a presença de membros, servidores e colaboradores da instituição.

O Dia Estadual do Ministério Público do Piauí foi instituído pela Lei Estadual nº 7.271/2019, pois nesta data, no ano de 1891, foi promulgada a primeira Constituição Estadual, que criou a instituição ministerial piauiense.

No início da solenidade, o coral “Vozes do Ministério Público”, apresentou o hino do MPPI. Além do hino, o Coral também apresentou ao público outras duas canções.

“O Ministério Público hoje completa 131 anos. Começou pequeno, como defensor do Estado. Passou a ser uma instituição maior na década de 1980. E vem conquistando espaço cada vez mais. Passamos, hoje, a ser uma instituição que foca na defesa do social, dos vulneráveis, de crianças, dos adolescentes. E, principalmente, no combate à criminalidade. Então, o Ministério Público cresceu bastante. Uma instituição que busca andar no presente, mas almejando o futuro. Mais forte. Mais atuante e presente. Um momento festivo em que a gente fica feliz por poder comemorar 131 anos, com os integrantes que fazem essa instituição grandiosa”, disse o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, em sua fala.

Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura

A programação seguiu com o lançamento da Segunda Edição da Revista Eletrônica do MPPI. A publicação é um periódico semestral destinado à veiculação de trabalhos científicos sobre temas de interesse e relevância para a sociedade e para o Ministério Público. Sua missão é servir à comunidade como um instrumento de informação e divulgação científica.

Esta edição reúne 16 artigos produzidos por 27 autoras e autores de todo o Brasil, incluindo integrantes do MPPI e de outras unidades do Ministério Público brasileiro, profissionais e estudantes de diversas áreas. A Revista Eletrônica é multidisciplinar, contemplando diversos temas e abordagens.

O processo de produção da revista foi conduzido por um Conselho Editoral e por um Conselho Gestor, ambos presididos pelo Diretor-Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Piauí, o CEAF, Procurador de Justiça Fernando Melo Ferro Gomes.

“Com grande satisfação que nós participamos do Dia Estadual do Ministério Público. Neste dia, nós temos a satisfação, como diretor do CEAF, de lançar a segunda edição da Revista Eletrônica do MPPI. Um marco na vida do Ministério Público porque nós teremos artigos publicados e divulgados a nível nacional. Muito importante porque é uma forma de divulgar artigos e temas de interesse da sociedade. Não só temas jurídicos, mas temas de interesse da sociedade como um todo. De forma que é um instrumento de comunicação, de interação e de transmissão de conhecimento dos autores”, destacou o Diretor-Geral do Ceaf.

Diretor-Geral do CEAF, Procurador de Justiça Fernando Melo Ferro Gomes

O evento de comemoração foi encerrado com a apresentação Cultural da Orquestra de Violões e o Duo de Sax, projetos da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Dentro da programação comemorativa deste dia, também ocorreu a Exposição “Arte Minhas Vivências” do artista Herbert Veras. As obras estavam dispostas no hall da recepção do prédio e no hall do auditório, durante todo o evento.

Revista Eletrônica do MPPI

Representantes do Conselho Editoral e do Conselho Gestor da Revista

A Revista Eletrônica do MPPI tem propósitos científicos e culturais. Por isso, optamos por prestigiar e divulgar a arte produzida em nosso estado. A obra que ilustra a capa desta segunda edição é de autoria da artista plástica Eulália Pessoa, nascida na cidade de Sobral, no Ceará, mas moradora de Teresina desde os três anos de idade. O trabalho escolhido para a capa é uma homenagem aos músicos teresinenses que animam as festas juninas e levam alegria para o povo.

O conselho editoral é constituído também pela editora-chefe, promotora de Justiça Lia Burgos, pelos promotores de Justiça Edilsom Pereira de Farias e Márcio Giorgi Carcará Rocha, e pelos professores Auricélia do Nascimento Melo, da Universidade Estadual do Piauí, e Nelson Juliano Cardoso Matos, da Universidade Federal do Piauí. Já o Conselho Gestor é constituído ainda pela promotora de Justiça Débora Geane Aguiar Aragão, e pelos servidores Anne Carolinne Carvalho Galdino, Daniel Ribeiro Marques, Shaianna da Costa Araújo e Viviane Maria de Pádua Rios Magalhães.

A banca de pareceristas foi composta pela especialista Nina Araújo Melo Leal, pelos Mestres e Mestras Adriana Sávia de Sousa Araújo, Berto Igor Caballero Cuellar, Carol Chaves Mesquita, Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes, Elane Lopes Coutinho, Lia Raquel Prado Burgos Ribeiro Martins, Lorena Araújo Bezerra Ferraz, Márcia Camila Araújo Batista, Romana Vieira Leite, Vanessa de Pádua Rios Magalhães e Viviane Maria de Pádua Rios Magalhães, além da doutora Geny Marques Pinheiro e o doutor Nestor Alcebíades Mendes Ximenes.

A versão integral da Revista estará disponível a partir de segunda-feira(29), na aba Revista Eletrônica no site www.mppi.mp.br.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa