EUA e Arábia Saudita pedem aos lados em guerra do Sudão que estendam o cessar-fogo

EUA e Arábia Saudita pedem aos lados em guerra do Sudão que estendam o cessar-fogo

Internacional

Como uma trégua instável assinada na semana passada está prestes a expirar, os civis sudaneses temem que os combates entre o exército e uma força paramilitar rival se intensifiquem.

Os Estados Unidos e a Arábia Saudita pediram aos lados em guerra no Sudão que estendam um frágil cessar-fogo, já que semanas de combate chegaram a um impasse na capital e em outras partes do país africano.

Em uma declaração conjunta no domingo, Washington e Riad pediram uma extensão da trégua atual, programada para expirar às 21h45. [19:45 GMT] na segunda-feira.

“Embora imperfeita, uma extensão, no entanto, facilitará a entrega de assistência humanitária urgentemente necessária ao povo sudanês”, disse o comunicado.

Também instou o governo militar do Sudão e as Forças de Apoio Rápido (RSF) paramilitares rivais a continuar as negociações para chegar a um acordo sobre a extensão do cessar-fogo.

A luta começou em meados de abril. Tanto o chefe militar, general Abdel Fattah al-Burhan, quanto o líder do RSF, general Mohamed Hamdan Dagalo, lideraram o golpe de 2021 que removeu o governo apoiado pelo Ocidente do primeiro-ministro Abdalla Hamdok.

O conflito matou centenas de pessoas, feriu milhares e levou o país à beira do colapso. Ele forçou quase 1,4 milhão de pessoas a deixar suas casas para áreas mais seguras dentro do Sudão ou para nações vizinhas, de acordo com a agência de migração da ONU.

O exército e o RSF concordaram na semana passada com a trégua de uma semana negociada pelos EUA e os sauditas. No entanto, o cessar-fogo, como outros anteriores, não interrompeu os combates na capital, Cartum, e em outras partes do país.

Moradores relataram combates esporádicos renovados no domingo em partes da cidade adjacente à capital, Omdurman, onde aeronaves do exército foram vistas sobrevoando a cidade. Combates também foram relatados em al-Fasher, capital da província de North Darfur.

Hiba Morgan, da Al Jazeera, reportando de Cartum, disse que a entrega de ajuda humanitária não foi possível em muitas partes da capital e do país.

“A ajuda humanitária conseguiu chegar aos poucos no sábado, mas alcançou muito poucas pessoas”, disse Morgan. “As pessoas estão preocupadas que, com o cessar-fogo prestes a expirar, haverá mais combates e eles ficarão presos entre os dois lados.”

trégua frágil

Em uma declaração separada, os EUA e a Arábia Saudita acusaram os militares e o RSF de violar o cessar-fogo, dizendo que tais violações “impediram significativamente a entrega de assistência humanitária e a restauração de serviços essenciais”.

A declaração mencionou ataques aéreos pelos militares, incluindo um que teria matado pelo menos duas pessoas no sábado em Cartum. A RSF também é acusada de continuar a ocupar casas de civis, empresas privadas e edifícios públicos e de saquear algumas residências.

“Ambas as partes disseram aos facilitadores que seu objetivo é diminuir a escalada para facilitar a assistência humanitária e reparos essenciais, mas ambas as partes estão se posicionando para uma maior escalada”, disse o comunicado.

Mini Minawi, o governador da região de Darfur, devastada pela guerra, no oeste do Sudão, no domingo pediu às pessoas que “peguem em armas” depois que os mercados foram queimados e as instalações de saúde e de ajuda saqueadas.

“Peço a todos os nossos cidadãos honrados, o povo de Darfur, velhos e jovens, homens e mulheres, que peguem em armas para proteger suas propriedades”, disse ele no Twitter.

Grande parte dos combates mais pesados ​​ocorreram em Cartum e em Darfur, perto da fronteira com o Chade.

Morgan disse que Minawi também era chefe de uma facção armada cujo envolvimento poderia intensificar os combates.

Dezenas de milhares de sudaneses fugiram pela fronteira para o Chade, à medida que aumentam as preocupações sobre a militarização daqueles que permanecem.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa