AMARANTE

GERAL

Escorpiões em CTI da Santa Casa obrigam transferência de 6 pacientes

Avatar

Publicado em

GERAL

De acordo com a assessoria, aracnídeos estavam em Centro do 1º andar.
Maior hospital de MS está sendo dedetizado.

Seis pacientes que estavam em um dos sete Centros de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Campo Grande foram transferidos devido à presença de escorpiões no local. Os aracnídeos foram encontrados em um ralo da ala nessa quarta-feira (5).

 De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, os pacientes foram remanejados para outras alas e nenhum deles, nem funcionários foram atacados. O CTI fica interditado por três dias para dedetização.

Ainda segundo o hospital, todo o prédio está sendo dedetizado. A equipe de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa, um coordenador técnico e um biólogo atuam na aplicação de hipoclorito em todos os ralos da unidade de saúde para combater os aracnídeos.

O CTI onde os escorpiões foram encontrados fica no primeiro andar da unidade de saúde. No mesmo andar ficam outras seis alas para pacientes em estado grave. Já no quinto andar há outro Centro de Terapia Intensiva.

Leia Também:  Ponto de Mutação vence festival da Semana da Canção Brasileira

Fonte: G1

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

GERAL

Festival Pint of Science começa hoje e termina na quarta-feira

Avatar

Publicados

em


Começa hoje (17) e vai até a próxima quarta-feira (19) o festival de divulgação científica Pint of Science (Copo de Ciência) 2021, “o maior evento mundial de divulgação científica em bares e restaurantes”, segundo os organizadores. Eles classificam a iniciativa como uma espécie de “brinde à ciência”. Pelo segundo ano consecutivo, o brinde será feito de forma remota, uma vez que o evento será online por causa da pandemia.

Nesta edição, contará com a participação de 30 países, e estará presente em 67 cidades brasileiras. Dez delas, capitais. Também pelo segundo ano consecutivo, ocorrerá uma versão voltada às crianças: o Pint of Milk (Copo de Leite), que será transmitido a partir de Belo Horizonte, Lavras (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro, Marabá (PA) e Vila Velha (ES).

A transmissão dos eventos será por meio do canal do Pint of Science Brasil no Youtube, além dos canais das instituições de ensino parceiras. Para saber como assistir, basta acessar a programação no site.

Leia Também:  SP: condição dos negros no mercado de trabalho piora na pandemia

Destaques da programação

Em Brasília, uma das atividades desenvolvidas pelo festival é chamada “Perguntas absurdas vs Cientistas sensatos”, que responde a indagações interessantes que, em geral, surgem a partir da cabeça de crianças. “Como as baratas e os ratos comem esgoto e lixo e não têm dor de barriga?”, exemplificam os organizadores.

Em São Paulo, uma das atividades é destinada a tirar dúvidas sobre o uso de métodos de investigação e a importância da diversidade no ensino de ciências, fazendo das salas de aulas “um verdadeiro experimento” para aqueles que acreditam que a educação é o que transforma tudo. Os interessados devem procurar a atividade “Ciência na sala de aula”.

“Pandemia e maternidade: como esses fatores têm afetado a produtividade na pesquisa?” é um dos eventos previstos que ocorrerá em Palmas (TO). Abordará a influência da pandemia na produtividade de mães e pesquisadoras.

A automedicação e o uso indevido ou inadequado de medicamentos – em especial antibióticos – durante a pandemia é o destaque do Pint of Science (Litro de Ciência) em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. 

Leia Também:  Ponto de Mutação vence festival da Semana da Canção Brasileira

Pint of Milk

Já entre os destaques do Pint of Milk (Copo de Leite) está a presença do criador do personagem Zé Gotinha, usado nas campanhas de vacinação no Brasil, Darlan Rosa, em transmissão feita a partir de João Monlevade (MG). 

Em Belo Horizonte, será apresentada a animação “Hoje é dia de vacina!” que mostra como as vacinas protegem a saúde e tiram de cena doenças contagiosas; e em Campos de Goytacazes (RJ), as crianças poderão assistir as aventuras da Dra. Lucimundi Voyageur para contar como é a vida na praia.

Vila Velha (ES) transmitirá o evento “Tem ciência na cozinha!”, que mostrará que “toda cozinha é praticamente um laboratório de experimentos, com transformações químicas e físicas acontecendo o tempo todo”.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA