Erdogan da Turquia prestará juramento como presidente e nomeará novo gabinete

Erdogan da Turquia prestará juramento como presidente e nomeará novo gabinete

Internacional

Espera-se que o presidente turco revele um novo gabinete que priorizará a correção da economia atingida pela crise.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, deve ser empossado como chefe de Estado depois de vencer um segundo turno histórico para estender seu governo de duas décadas por mais cinco anos.

O líder de 69 anos nomeará ainda no sábado seu gabinete, que será encarregado de lidar com uma crise econômica que testemunhou uma inflação descontrolada e o colapso da lira.

O líder mais antigo da Turquia enfrenta desafios diplomáticos consideráveis ​​em meio às tensões com o Ocidente.

A posse de sábado no parlamento será seguida por uma luxuosa cerimônia no palácio presidencial na capital Ancara com a presença de dezenas de líderes mundiais.

O líder transformador, mas divisivo, da Turquia venceu o segundo turno em 28 de maio contra uma poderosa coalizão de oposição, apesar de uma crise econômica e críticas severas após um terremoto devastador em fevereiro que matou mais de 50.000 pessoas.

Erdogan obteve 52,2 por cento dos votos, enquanto seu rival Kemal Kilicdaroglu obteve 47,8 por cento, mostram os resultados oficiais.

Crise econômica

Osama Bin Javaid, da Al Jazeera, reportando de Ancara, disse que a cerimônia de inauguração contará com a presença de pelo menos 78 membros da comunidade internacional.

“Dezenas de primeiros-ministros e presidentes estão esperando enquanto o presidente Erdogan, nas próximas horas, presta juramento por sua histórica terceira década no poder”, disse ele.

“É um momento histórico em que ele não vai anunciar apenas sua visão, mas também as pessoas que farão parte de seu gabinete”, disse nosso correspondente.

Abordar os problemas econômicos do país será a prioridade de Erdogan, com a inflação em 43,70 por cento, em parte devido à sua política pouco ortodoxa de cortar as taxas de juros para estimular o crescimento.

Os novos membros do parlamento da Turquia começaram a ser empossados ​​na sexta-feira em sua primeira sessão após a eleição de 14 de maio, também com a presença de Erdogan.

Sua aliança detém a maioria no parlamento de 600 assentos.

A vitória de Erdogan veio contra uma coalizão de oposição unificada liderada por Kilicdaroglu, cujo futuro como líder do partido CHP permanece em dúvida após a derrota.

Candidatura da Suécia à OTAN

Enquanto isso, os aliados da OTAN estão esperando ansiosamente que Ancara dê luz verde à tentativa da Suécia de se juntar à aliança de defesa liderada pelos Estados Unidos, antes de uma cúpula em julho.

Erdogan tem demorado a aprovar o pedido, acusando Estocolmo de abrigar “terroristas” do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que é listado como um grupo terrorista por Ancara e seus aliados ocidentais.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, comparecerá à posse de Erdogan no fim de semana e manterá conversas com ele, disse a aliança na sexta-feira.

O ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, disse no Twitter que “uma mensagem clara” surgiu em uma reunião da OTAN em Oslo para a Turquia e a Hungria iniciarem o processo de ratificação.

Seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, respondeu: “Uma mensagem cristalina para nossos amigos suecos! Cumpra seus compromissos decorrentes do Memorando Trilateral e tome medidas concretas na luta contra o terrorismo.”


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa