Enduro do Jenipapo: competidores encaram trilhas em fazendas, riachos, lama e florestas

Piauí

‘Com muita segurança e belezas naturais de encher os olhos, a organização do 36º Desafio Enduro do Jenipapo concluiu, nesse domingo (19), a 36ª edição do enduro mais antigo do Norte e Nordeste do Piauí, o Desafio Enduro do Jenipapo, prova off road que leva esse nome em homenagens aos homens e mulheres que lutaram na Batalha do Jenipapo, na região de Campo Maior, município a 90 Km de Teresina. A competição que nasceu e cresceu sendo uma prova de enduro de regularidade, desde o ano passado incluiu a modalidade mountain bike, sendo duas competições em uma. A prova de bike teve 220 atletas individuais inscritos e 25 duplas. Nas motos, participaram 28 pilotos. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (Setur).

As motos abriram o Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, evento da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP). A largada foi em Teresina com deslocamento até uma trilha de morro com descida e subida, onde os pilotos aferiram o GPS para largarem para valer. Foi uma prova mais dura na primeira parte até Altos, com trechos mais técnicos, de muita navegação, veredinhas, serras, passagens por fazendas e vilarejos de muita beleza. Nenhum incidente aconteceu e a planilha estava bem justa. O diretor de prova foi o piloto Tafarel Araújo. A segunda parte foi mais trilhas de estradão e estradinhas, em trecho mais plano.

Destaque, mais uma vez, para o campeão piauiense de enduro de regularidade da temporada de 2022, Lenilson Viana, de Teresina, que venceu o Jenipapo na categoria graduado, seguido por Lauro Rodolpho Lopes, Gilmar Cipriano, em 3º, e Luiz Lobão Filho, em 4º.  Na categoria intermediário, vitória para Francisco Matos Araújo; Jadson Luz venceu na novato; Ciro Barros faturou na categoria moto rally e na categoria duplas, os amigos de São Raimundo Nonato, da equipe Trilheiros da Caatinga, José Victor e Flávio Marcílio venceram. A equipe teve ainda o piloto Márcio Emídio, na moto rally. Eles viajaram mais de 540 km até Teresina e depois até Campo Maior para fazerem o que mais gostam, off road.

Na categoria graduado, um veterano que não consegue deixar o esporte por nada, o piloto de Teresina, Luiz Lobão Filho. Essa foi a sua 18ª participação no Enduro do Jenipapo, mostrando que tem história e paixão pelo enduro. “Comecei a disputar a prova em 2004. Corri algumas com meu pai, Luiz Lobão, e é sempre muito boa. Este ano, de novo, muita navegação e alguns trechos molhados que têm mais risco de quebra do equipamento, mas consegui terminar”, disse Lobão Filho, que é hexa campeão piauiense de enduro de regularidade.

Na prova de bike, os mais de 220 atletas largaram às 8h da manhã e, como era esperado, muita água e lama em boa parte dos 83 km de prova, que valeram pelo Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona, evento da Federação de Ciclismo do Piauí (FCP). Muitas equipes marcaram presença com muitos de seus atletas e estrutura, entre elas equipes de Teresina, União, Altos, Barras, Campo Maior, Pedro II, Piripiri, Água Branca, Jaicós, Oeiras, Canto do Buriti e Caxias (MA).

Umas das equipes que se destacaram na temporada 2022, sendo a campeã geral por equipe, é a The Brothers Team, de Teresina. A equipe conta com 45 ciclistas e levou 20 para competir no Desafio Enduro do Jenipapo. Com apenas dois anos de formação, a TBT tem atletas de ponta abocanhando títulos. A vice-presidente do TBT, Cláudia Gomes, que é ciclista e disputou o Jenipapo, disse que a equipe disputa provas em modalidades diferentes, como XC, XCP e estrada. E as mulheres são fortes na equipe, como a campeã de 2022, Lia Roberta (elite) e Valéria Alves da Silva (master), esta que ficou em 2º lugar na prova deste domingo. Muitos atletas elogiaram a escolha do percurso, que privilegiou muitas passagens molhadas, riachos, belas fazendas e a região típica de Campo Maior, a terra dos carnaubais.

O atleta Lucas Matos (Pedal Bikers Club), de Teresina, é um exemplo de superação quando se tem foco e amor ao esporte que ele migrou há apenas dois anos. Com vários títulos de campeão piauiense de enduro de regularidade e tricampeão do Rally Piocerá nas motos, Lucas buscou na pandemia as bikes para manter o condicionamento físico, mas acabou se filiando à FCP. No primeiro ano de campeonato, em 2021, foi campeão piauiense na categoria máster A-1. Ano passado, vice-campeão na categoria elite e este ano já mostra que vai dar trabalho aos concorrentes. Ele venceu o Jenipapo na sua estreia na categoria master A-2. “Entrei no ciclismo, principalmente correndo maratona, para auxiliar no meu preparo no motociclismo, mas a paixão pela bike e pela aventura da equipe me atraiu mais”, disse Lucas, que não fala em abandonar de vez os enduros de moto.

O 36º Enduro do Jenipapo terá a realização da D+ Entretenimentos e Coprodução: X Brasil. Supervisão da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) e Federação de Ciclismo do Piauí (FCP). Agência oficial é a Pulse Propaganda. Patrocínio da Strada Turismo, Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (Setur) e Governo do Estado do Piauí. Apoio: Gera Watts Solar, Tech Performance e Colchão Ônix.

Fonte: Governo PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa