O município de São Francisco do Maranhão realizou nesta sexta-feira (04), o Primeiro Encontro de Pais e Mães Atípicos, um evento idealizado para “construir uma rede de apoio e cuidado” na cidade. O Centro de Reabilitação José Ribamar Morais Júnior (CERMI), localizado na Praça de Eventos, foi o local da acolhida de pais e responsáveis de crianças atípicas desde as 8h. O encontro é uma iniciativa da Prefeitura de São Francisco do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
O evento, segundo a organização, se propôs a ser um “lugar de escuta, empatia e cuidado”, onde “cada história importa. Cada família importa”. O objetivo, de acordo com a Gestão Municipal, foi “acolher pais e também responsáveis, que trilham um caminho cheio de amor, desafios e superações ao lado de seus filhos atípicos”, buscando que “ninguém precise se sentir sozinho”.
A importância de uma estrutura de suporte foi reforçada pelo Secretário Municipal de Saúde, que destacou a necessidade de uma “rede forte, sensível e comprometida” para o cuidado de crianças atípicas. O Prefeito Municipal também esteve presente, com sua fala reforçando que “em cada passo pela inclusão, é essencial contar com lideranças que tenham sensibilidade, coragem e compromisso”. Sentir “o apoio da gestão é um sinal de que estamos no caminho certo, construindo juntos um futuro mais justo e inclusivo para nossas crianças”.
Para solidificar esse apoio, a equipe multidisciplinar de profissionais foi apresentada com entusiasmo. Eles foram descritos como “pessoas preparadas com competência e, acima de tudo, com coração”, que serão “parceiros nessa jornada de cuidado, escuta e construção de caminhos”. A união resulta em uma “rede viva, comprometida e humana”, fundamental para o progresso das famílias na cidade.
Fotos: Vando Clepi