O Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) de Amarante realizou na noite desta sexta-feira (09), ao lado da Escadaria Da Costa e Silva, um encontro de conscientização pela vida, evento que teve a participação da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
A iniciativa é uma alusão à Campanha Setembro Amarelo, iniciada em 2015, e realizada em todo o Brasil como forma de prevenção ao suicídio. Neste sábado, será o Dia D da campanha. Amarante antecipou para esta sexta-feira.
“Todos os dias nós trabalhamos para ter qualidade de vida e uma saúde mental melhor. Hoje o evento é dedicado aos usuários intensivos, familiares e à população de Amarante, pois temos temáticas que não são abordadas com frequência no município”, afirmou ao Somos Notícia a coordenadora Jéssica Adeline.
O evento traz, segundo a coordenadora, os cuidados diários de prevenção ao suicídio. A abordagem temática ao público foi feita por profissionais do Instituto Volta Vida, de Teresina.
Como parte da programação, houve momentos de entretenimento com aula de dança com o instrutor Jorge, da Assistência Social. Houve ainda, uma dança dos intensivos.
A equipe do Caps de Amarante, segundo informações, vai continuar as ações alusivas ao Setembro Amarelo nas Unidades Básicas de Saúde com palestras e conversas, abordando os fatores de proteção como forma de melhorar a qualidade de vida e a saúde mental dos usuários intensivos.
Fotos: Leomar Duarte e Gisele Duarte | Somos Notícia