prejuízos gerados na festa de São João em Amarante

Em Amarante, barraqueiros têm prejuízos com crise do novo coronavírus em tempos de São João

Amarante

O grande público da região do Médio Parnaíba que se concentra anualmente em Amarante para as festividades juninas está sofrendo este ano com os efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O município reúne no período quadrilhas de várias cidades para apresentações no Ginásio Poliesportivo Municipal (O Mirandão), evento organizado pela Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com direito a premiação aos vencedores.

Como forma de garantir a proteção de todos em razão da pandemia, os festivais, integrantes, organizadores e o público em geral tiveram que passar por adaptações ficando limitados às lives-shows, ou seja, com transmissão virtual, sendo que cada integrante participa da própria casa.

“Quando iniciou a pandemia, nós já estávamos em processo de ensaios e produção. Para a realização do São João 2020, tivemos que nos reinventar com o auxílio das mídias digitais”, explicou o piauiense Ramon Patrese, diretor do Grupo Luar do São João.

As adaptações provocaram também uma grande perda aos barraqueiros de Amarante que, segundo Ronaldo Brandão – ex-secretário municipal de Cultura e Turismo, acumularam um prejuízo considerável.

“Durante esses eventos juninos, o município tem uma média de 40 barraqueiros, todos com um ganho médio de R$ 400,00 a R$ 800,00 durante o evento. Isso significa que houve um prejuízo muito grande. A prefeitura de Amarante tem olhado para esses profissionais informais abrindo espaços para que tenham melhoria na renda durante nossas festividades, mas este ano a pandemia nos reservou essa situação”, disse ele.

O isolamento social tem sido o principal meio de garantir a segurança do público como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (25) acontece o Arraiá Virtual, uma iniciativa da equipe de organização da Capoterapia, que irá contar coma participação de idosos de Amarante, Regeneração e São Francisco do Maranhão. O evento tem a organização do professor Jailson Lacraia. A transmissão será pela internet, a partir das 16h.

“Nós vamos fazer um grande evento, sendo que eu vou dançar aqui em Regeneração e cada idoso vai estar dançando em sua casa. A proposta é que eles reservem um espaço em casa para fazermos a nossa diversão”, afirmou o organizador.

O Ministério da Saúde e o governo do Estado estão atentos à necessidade da volta gradual das atividades, principalmente as econômicas, como forma de garantir a retomada do crescimento. Os eventos com aglomerações não têm ainda previsão de quando voltarão à normalidade em razão dos casos de Covid-19. Hoje no Piauí há 15.269 casos confirmados e 517 óbitos, de acordo com o MInistério da Saúde.

Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário